30/10/2011

VAMOS COMBINAR É MELHOR SER OTIMISTA


A decisão de escrever sobre ser otimista e ter atitudes positivas frente à vida surgiu da observação e da escuta do quanto às pessoas tem reclamado de suas vidas. Muitos ao se depararem com situações difíceis, mas inevitáveis como perdas de emprego, doença, separação, frustrações se tornam tão derrotados que passam a acreditar que mais nada dará certo em suas vidas. Criam pensamentos negativos que se transformam em crenças impedindo ou dificultando a superação do que estão vivendo, deixando-os ansiosos, inseguros, desanimados, rebaixando sua autoestima e bem estar. Sem que a pessoa perceba fica aprisionado neste negativismo e com essa atitude apresenta maior probabilidade para o fracasso e dificuldade de sociabilização quer ver um exemplo, experimente levar alguém pessimista em seu grupo de amigos, o final é um grande mal estar e com esse tipo de atitude provavelmente ele não será mais convidado. Essa pessoa não percebe o quanto se tornou desagradável esta cultivando o hábito de pensamentos, crenças, emoções e sentimentos que mobilizam autoimagem negativa, carregada de sentimento de menos valia.

Pesquisas atuais demonstram a importância do pensamento positivo como agente facilitador para o enfrentamento e superação de doenças.
Deixo claro que episódios com sensação que não conseguiremos superá-los somado a desesperança todos nós iremos passar, mas o diferencial é como cada pessoa irá lidar com isto para melhorar sua vida. Todos querem ser felizes, mas não é possível seja por situações particulares ou por situações externas como, por exemplo, a violência urbana. Como fazer então para viver positivamente já que não temos o controle sobre o outro ou sobre fatores ambientais?

Minha proposta é que possamos ter maior consciência do que nos deixa feliz e seguro para ampliar nosso bem estar e o que nos faz mal mobilizando insegurança e negatividade. Que se identifiquem as situações que disparam emoções assustadoras como o medo paralisante, a angustia que tira o sono e a impotência para enfrentar a vida e que façamos uma mudança para vivermos melhor.

Acredito que sempre é tempo de mudar, sei que não é fácil, mas com esforço, hábito e foco é possível atingir esse objetivo modificando nossos pensamentos e interpretação dos fatos vividos. Não sou a favor de negar a dor, mas sim de superá-la, mostrando para você mesmo que você é maior do que pensa e que pode lidar de forma positiva, o que o deixará mais seguro e confiante ampliando sua autoestima.



Você já pensou em trocar desânimo por respostas mais flexíveis e assertivas, a flexibilidade amplia seu repertório de respostas para resolver o que o preocupa.
Tenha uma visão mais positiva do mundo, valorize bons momentos, invista mais energia no que goste, se algo não deu certo busque ampliar sua visão ao invés de ficar preso e amargurado com isso. Quantas coisas boas te esperam nesse mundo, acredite em você.
Pense nas situações que você conseguiu superar isso aumentará sua autoestima e o deixará mais confiante para novas experiências.

Concluindo tenha bom humor, ele é poderoso para enfrentar a vida, tornando-a mais leve e feliz. Compartilhe suas atitudes positivas com os outros, elogie, de risada, reconheça o sucesso dos outros, diga o quanto gosta da outra pessoa. Você receberá atenção e com certeza será mais feliz.
Ah, se necessário faça terapia ela o ajudará a descobrir muito sobre você mesmo e usar para seu próprio bem estar.

Foque no positivo. Assim você enfraquece o negativo. Não tente lutar contra o mal. Faça o bem. Brahma Kumaris

Teresa Zogaib

























3 comentários:

  1. Teresa Boa Noite,
    Você me traz sempre boas lições e bons motivos pra não deixar de vir aqui..
    Sou essencialmente uma pessoa hiper positiva, quando menina tinha como hábito jogar o Jogo do Contente e trouxe para minha vida adulta muitas partes deste jogo o que facilita a minha visão sobre os acontecimentos do meu dia..
    tenha um excelente semana e Deus a mantenha nas nossas vidas,ensinando coisas novas a cada dia
    beijos
    Vi

    ResponderExcluir
  2. Amei Tereza!!!Muita energia positiva para vc!!!

    ResponderExcluir
  3. Teresa, A D O R E I!!!!!
    A ênfase dada para o lado negativo no nosso dia a dia está cada vez maior. Desta forma, precisamos ver mais os dias claros, ensolarados e bonitos! Chega de visões nebulosas! Bjos

    ResponderExcluir