09/10/2011

Inveja que sentimento é esse?

Desde  os  primórdios  da humanidade  podemos ler situações onde a  predominância  do sentimento entre as pessoas foi a inveja.  Em relação a inveja vemos passagens na  Bíblia, na Mitologia, Literatura Infantil e principalmente  em nosso cotidiano. É  muito comum qualquer  pessoa  ser alvo do invejoso, para que isto ocorra só é necessário  que o invejoso acredite que você tem algo que o faz você melhor do que ele.
Não adianta você  explicar, tentar fazer  entendê-lo  que cada um é um e que conquistas  pessoais geralmente são  atingidas  com muito empenho e determinação.

Você só vai perder seu tempo, ele não vai acreditar  e pior ainda, você sem querer irá mobilizar mais inveja e raiva nesse sujeito, que ao invés de  construir sua própria   história de vida, fazer seus projetos e lutar para conseguí-los  prefere pegar pronto tirando-os de  você.
Situação incomoda essa, tanto para você como para ele. Vamos lá , qual a raiz disso tudo ? Teóricos do comportamento como Freud e Melaine Klein  diziam que o invejoso é alguém com auto estima rebaixada, desejando ser ou ter  o que  ele acredita que o outro tem , em sua fantasia o outro ficou com o lado bom da vida e ele com o lado ruim. Estudiosos acreditam que  esse  sentimento tem ínicio  na mais  remota  infância  quando a criança disputa a atenção de sua mãe, com o pai ou com o irmão etc..


Acredito que somado a isso esta o ambiente em que  a criança ou adulto vivem  principalmente no mundo atual  que incentiva a competição e o consumo. Observa-se que o invejoso apresenta sentimentos como raiva, ressentimento, rancor, frustração,cobiça e sente-se prejudicado com o sucesso do outro, pois acredita ser  ele merecedor  e não a outra pessoa, portanto também possui  a característica de vítima.
Por ser um sentimento  considerado socialmente danoso, ele é escondido muitas vezes até por quem  o sente, fazendo-se presente através  da máscara da arrogância, criticando  ou desfazendo das conquistas da outra pessoa.


Quer ver um exemplo: aquele seu amigo que ao ouvir alguém ser elogiado  tem sempre um mas... com intenção  de destruir ou diminuir o elogio. Podemos dizer que a inveja tem como  fiel companheira a comparação, cobiça, desejar o que é do outro,  mas não vale o outro continuar tendo, ele tem que ficar sem o objeto invejado para que a pessoa sinta-se maior e melhor.
Quanto menos esse sentimento é reconhecido mais esvaziado será seu mundo interno, portanto busque  ajuda, psicoterapia  é bom para você descobrir suas potencialidades e investir em projetos que podem trazer  auto confiança e bem estar.
Dica: Zuenir Ventura escreve maravilhosamente sobre este tema em seu livro,  Mal Secreto Inveja.
                                                 Teresa Zogaib                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário