23/10/2011

QUE TRISTEZA É ESSA QUE NÃO ME ABANDONA?



É só um pequeno vazio, um sentimento passageiro,
Ainda sem explicação.
Dizem que vai passar, eu sei disso.
Mas a angústia está aqui neste momento, não ontem nem amanhã..
Não chega a doer.
Acho que nem chegar ser tristeza.
Sandra Ribeiro

Antes de começar a escrever sobre tristeza quero dizer que ela é diferente do transtorno depressivo. Vou falar da tristeza esse sentimento que acomete todo ser humano durante sua vida e que além de ser desagradável, mobiliza dor, angústia e ansiedade podendo rebaixar a autoestima.
Atualmente vive-se freneticamente em busca da perfeição, do sucesso, da beleza e da felicidade, ao ligarmos a TV vemos uma grande quantidade de comerciais mostrando tudo isso, temos a impressão que todos são felizes menos nós?
Isso não é verdade, isto é o nosso desejo e a competitividade vivida nos dias atuais.

Na psicologia damos o nome a isso de viver sob o domínio do Princípio do  Prazer, onde nossos recalques são afastados de nosso ego e nos iludimos que seremos felizes para sempre. Já sob o domínio do Princípio da Realidade todos os seres humanos sentem tristeza, esse sentimento que nos reporta a situações que não foram bem sucedidas em nossas vidas.
A tristeza geralmente esta relacionada a vivências voltadas para situações de perdas concretas (falecimentos), perdas afetivas (separações de casais, de amigos), perdas de projetos de vida e profissionais, tudo isto nos conduz a frustração, muitas vezes junto com a dor vem à raiva, campo fértil para o surgimento desse sentimento.

Muitos psicólogos atualmente concordam que apesar de ser uma fase difícil ela pode proporcionar que façamos uma reflexão sobre a forma que estamos vivendo, nossas escolhas, saber o que queremos e onde estamos errando.
Nesse momento pensar, refletir, verificar quais situações mobiliza esse sentimento e como lidar é de suma importância para buscar soluções que restituam, ou melhor, que ampliem nosso bem estar. É esse exercício que nos dará consciência do que não deu certo e para não repetirmos os mesmos erros.
A tristeza é um sentimento passageiro, que não nos impede de pensar, de descobrir novos aspectos mais saudáveis dentro de nós mesmos para enfrentá-la.

Ao acompanhar pessoas com maior tendência para esse sentimento, observo que, em sua grande maioria essa emoção já permeou sua infância, com experiências negativas em suas vinculações como, por exemplo, abandono, rejeição desamparo ou reforço de aspectos negativos. Situação que provavelmente dificultará  a formação  de vínculos afetivos futuros, sabotando relações para que estas fracassem (inconsciente) e concretizar fantasias que, se envolver com o outro é perder e, portanto sofrer.
Você pode e deve mudar desde que perceba que hoje você é adulto e assuma as rédeas de sua vida para mudar sua história.

DICAS  PARA ENFRENTAR ESSE MOMENTO:
·       A tristeza faz parte da vida. Preste atenção ao que ela está sinalizando para modificar seu comportamento.
·       Se tiver vontade de chorar, chore  isso fará bem a você.
·       Perceba quais situações o deixam triste e aprenda a lidar de forma assertiva da próxima vez.
·        A tristeza é um alerta  para avisar que algo não vai bem co você procure modificar seus comportamentos inadequados.
·      Busque companhia de amigos para conversar.
·       Exercícios  de relaxamento e esporte fazem bem a saúde  do corpo, da mente e da alma.
·       Veja a vida de forma mais bem humorada, a rigidez é inimiga da nossa saúde.
·      Faça terapia, ela ajudará  a descobrir  estratégias para lidar adequadamente com a tristeza.

Enfim  você é responsável  por suas escolhas na vida, portanto busque fazê-las sem depositar ou delegar ao outro.
                                                          Teresa  Zogaib


3 comentários:

  1. Oi Terê, acho q a tristeza dói sim, e cabe a nós fazer as devidas mudanças para que não cresça. A terapia ajuda muito porque nos abre caminhos que a gente nao consegue enxergar.
    Pra mim é por aí.
    bjs
    clau

    ResponderExcluir
  2. Tê!!
    Tenho certeza de que tristeza é um luto dolorido que parece que nunca irá terminar.Porém acredito que nos fortalece quando temos ajuda profissional e nos faz reavaliar e assim viver melhor depois que ela ameniza!!!Eu consegui e tive o prazer de ser assistida por vc!!!Saudade beijos em seu coração

    ResponderExcluir
  3. Tereza, como tudo que vc faz maravilhoso!!!

    ResponderExcluir