18/10/2011

Culpa

 

Um dos sentimentos que  mais  incomoda o ser humano é a culpa, vamos  deixar claro para  as pessoas que acreditam  que  cometeram alguma  injustiça ou fizeram algo que  passada a situação percebem e reconhecem  que transgrediram, erraram, foram injustos  com alguém; todos nós somos criados mediante valores  sócio culturais voltados   para o que é certo ou errado e que são determinantes  para a convivência social e ética de uma sociedade.
Observo que  muitas pessoas ao sentirem se culpados  padecem de muita angústia e podem desencadear outro  sentimento que é  a auto punição  como forma de castigo  e de substituir um  sentimento por outro, de forma  simplificada  funciona assim:  deixo de ser culpado  por algo  considerado errado (peso  social) e  passo a ser meu próprio   algoz, eu  mesmo  imponho um castigo que  normalmente é  muito  difícil  de  ser realizado, ou seja continuo sofrendo.


Estudiosos  do  comportamento  destacam  em  suas pesquisas que  esse  sentimento é vivido de maneira mais intensa por mulheres e levantam  os fatores  educação  e sócio cultural  como ainda  uma  sociedade  mais repressiva  para  elas. É comum em  meus atendimentos  escutar  e acompanhar  mães  que sofrem  muito  por trabalhar  e  passar  horas  longe dos  filhos, o que  já  não  observo  nos pais,  culturalmente eles  foram criados para essa  função.
O  bom  é que  hoje  os  casais  já  estão  dividindo  essas  funções , situação que ajuda e permite  a mãe  sentir-se  menos  culpada.
 Há   várias  maneiras   de  vivenciar   esse sentimento como  transferir  a culpa  para outra pessoa, de culpado passa  a ser   vítima  do outro, responsabilizando o pelo ocorrido.
 

Em   psicologia   chamamos isso  de projeção  e junto  a esse movimento que muitas vezes  é inconsciente  a pessoa  sente e acredita que  foi  o outro  responsável    pelo ocorrido, construindo  em  sua  mente  uma história  onde  ele  foi prejudicado pelo  outro e   não merecia ( vítima)  ter passado por essa traição.
 Há  também  a pessoa  que é mestre em fazer você  sentir  culpa, isso é chantagem  emocional que tem como objetivos   rebaixar a auto estima e controlar  a vida  do outro, por exemplo fica  doente quando a outra pessoa vai sair, namorar, viajar  etc.
                                 
                                                  
   DICAS PARA LIDAR COM A CULPA
  • Não seja  tão  rígido  com você compreenda o que  este sentimento mobiliza e procure  mudar  suas atitudes e pensamentos.
  • Lembre-se  geralmente devido  a uma   educação rígida  você potencializa  esta situação ampliando o que  realmente esta acontecendo.
  • Procure  diferenciar  o sentimento  de culpa, o que é  seu e o que é do  outro,  não deixe  que  ele  manipule você  pela culpa.
  • Cuidado  não caia  na  armadilha  de   sentir-se  culpado por não  agradar  o   outro, além da culpa  você  ficará com sua  auto estima  rebaixada
  • Pensar, refletir, compreender o sentido  da culpa e desculpar-se  é  um  sinal de  amadurecimento, lembre-se  resgatar  um amigo, o parceiro e  pessoas  significativas  não é se diminuir  é  justamente ao  contrário, é  entender que  para você  ser mais  feliz você  precisa  da outra pessoa, então trate-a  com carinho.
 
 O homem superior  atribui  a culpa  a si próprio  , o homem  comum  aos  outros . ( Confúncio)

Um comentário:

  1. Texto maravilhoso, explica o mecanismo da culpa e como aprender a não se martirizar ... fazer disso um aprendizado... adorei, Teresa, beijos!

    ResponderExcluir