10/10/2011

Brincar é a melhor coisa.......


 O  desenvolvimento infantil ocorre  na interação  da criança  com o social.  É  através do meio  ambiente saudável que  a  criança cria vínculos  afetivos, realiza  trocas com outras crianças  e/ou adultos, enfrenta  novas  situações, adquire conhecimento  e caminha para sua  autonomia,  construíndo  sua  história  de vida.  Acompanhando  este movimento evolutivo,  há o brincar, que  apresenta  características  próprias  à  idade cronológica  da  criança.


Teóricos da Psicologia especializados  em  desenvolvimento  infantil  destacam o quanto é importante  uma  criança  brincar. É  brincando  que além da  criança sociabilizar  com a outra ela aprende a dividir, emprestar ou se  frustrar.  Durante a brincadeira  ela esta  começando a se  preparar para  o mundo adulto, além do que a criança  brincando tem a  possibilidade  de elaborar seus  conflitos e resolver ou compreender melhor situações  de perdas. O brincar faz com que a criança se torne criativa frente  sua vida .

Estudos no  âmbito da  Psicologia  demonstram  que crianças que brincam  apresentam tendência a ser  um adulto mais assertivo em suas  relações  profissionais e  afetivas.  Destaco que é brincando que a criança  desenvolve-se emocionalmente criando vínculo afetivo, cognitivamente ampliando  sua capacidade de aprendizagem como  também ocorre a promoção de sua saúde  através  da  possibilidade da resignificação de vivências  conflituosas.

Ao brincar a criança  exercita  sua  flexibilidade  de  pensar, principalmente no  período do faz de conta permitindo  que descubra  novas formas de enfrentrar situações e de lidar com limitações e frustrações. Já nos jogos de regras a criança exercita o ganhar  e perder  podendo  lidar com a tolerância  e persistência de seus objetivos  para atingir o resultado  final do jogo, num verdadeiro  ensaio  do mundo real.


Então mamãe quando você estiver organizando  a agenda de seu  filho, não  esqueça de deixar espaço para ele brincar.  Não  acredite que a criança será  bem sucedida  se ela ficar só estudando, fora todas as outras atividades que no mundo atual eles  fazem e que muitas vezes gera  grande stress atrapalhando todo seu desenvolvimento.

É no brincar ,que ela pode agir com liberdade , representar seu cotidiano, sentir-se segura e confiante o que aumentará  sua  auto estima e ensinará  a  lidar com a frustração, sem  falar no prazer que ela  irá  sentir  acreditando  na  história que esta vivendo  naquele momento sendo a princesa,  o super herói   etc



 Criança necessita e merece  nosso respeito.
    Teresa  Zogaib


Nenhum comentário:

Postar um comentário