13/10/2011

MUDANÇA DE VIDA


Sempre  ouço no meu  consultório, como também  muitos amigos  dizem que estão  cansados  de viver sua  rotina.  Alguns querem  modificar  sua  vida profissional, estão desanimados com a repetição no trabalho,  já outros não se satisfazem  como anteriormente e acreditam  que buscar um  novo  emprego ou profissão irá melhorar muito suas vidas.
Outros reclamam  de seus relacionamentos afetivos, acreditam que a rotina  acaba com  qualquer  relação mas não  buscam  saídas para o que  estão vivendo.  Muitos dizem que já tentaram  várias  vezes mudar mas  que no final não  conseguiram. Conclusão  fica  tudo como está e assim  vai se levando a vida reclamando.

Interessante  observar  que apesar da   pessoa não  estar  feliz,  o  comportamento que  se  tornou um hábito  não  é modificado. Por que será  que  isso  acontece ? Bem, neuropsicólogos através  de suas  pesquisas  afirmam que   hábitos  são padrões de  comportamentos associados  pelo nosso  cérebro a repetições  e mudar demanda  muito esforço e energia para que  isto ocorra.
Portanto precisamos pensar, refletir, e decidir se   queremos realmente  mudar,  identificar o que e  quais as estratégias  que  iremos  utilizar  para  atingir nosso objetivo  ou seja um  novo comportamento.

Lembro  que só  o  querer  não é  o responsável pela  modificação, é necessário  somar com  o fazer( tornar ação),  ou  seja  minha  razão  esta  convencida que preciso e vou  mudar  só  que meu lado  emocional muitas vezes  sente medo do desconhecido, o que me deixa  ansioso  e sem que  eu tenha  consciência sabota  meu  esforço. Continua  tudo no  automático porque dessa  forma  eu  sei  ter o controle e apesar  de não  querer ser mais assim sofro  com medo  de não conseguir dar certo como  todas as vezes que disse que faria regime, entrar na academia,  quebrar  a rotina, viagens que nunca saíram  da  vontade para se concretizar  no mundo real.

Mas, então  como conseguir  mudar ?  Penso em  algumas pequenas  modificações diárias  como  uma  preparação para  a mudança  final  como por exemplo:
1-  Pense, reflita sobre  o  que e como  você  vai  mudar.  Considere  que  toda  mudança  é  difícil  que exige  persistência  e  empenho.
2-  Lembre-se  que  a vida  é feita  de escolhas,  nunca  temos tudo portanto escolha  o que  for  melhor para seu bem-estar.
3- Considere que levará  um  tempo para  você  se adaptar  a  nova condição, não  existe mágica, você  precisa  acreditar  e realizar  ações  para que  seu objetivo  seja  atingido.
4-Prepare-se  para  lidar com a frustração, não desista.
5-Aprenda a dizer não  sem culpa,  como  também colocar  limites em  você e no outro.
6-Reserve tempo  para  você fazer o que gosta, isto  irá  recarregar  suas energias  para enfrentar  a vida.
7-Reconheça  e  aprenda  a lidar  com sua  emoção  e  razão. A terapia será  uma  grande aliada  nessa transformação

Concluindo apesar  de difícil   é  possível e  você  consegue, pense  nisso.
                                              Teresa  Zogaib.

3 comentários:

  1. Ola minha amigona e terapeuta Teresa (você eu posso chamar de amiga),realmente as mudanças são muito difíceis mas eu as acho necessárias mesmo porque nem que a gente queira a própria vida nos empurra a viver e pra mim o viver esta em aprender a fazer o certo ou o errado.viver no mesmismo deve ser um saco né?todo dia mesma coisa!!!!!credo eu hein.um pouquinho de adrenalina faz bem,principalmente pra pele.Daqui a pouco a gente morre e fez o que com a nossa vida????NADA???? To fora.Adoro viver,isso eu aprendi a duras penas mas aprendi a valorizar cada segundo da minha vida.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Teresa, que talento com as palavras! Adoramos o texto e também adoramos descobrir um pouquinho mais sobre você. Visitaremos sempre! Será um aprendizado refletir sobre comportamento com você. Que bom saber que criancinhas são assistidas por uma profissional tão esclarecida e amorosa. Parabéns e muito sucesso com o blog. Miaus,
    Bella e Bilú
    http://www.bellaebilu.com.br

    ResponderExcluir
  3. É isso aí amiga, vamos mudar sim, com os pensamentos e agindo, para assim ter um novo viver!
    bjs
    Clau

    ResponderExcluir