02/10/2011

A delicada relação entre mãe e filha

Desde que nascemos temos como nosso primeiro vínculo afetivo a figura materna,é ela que nos recebe e apresenta o mundo.A mãe continente é aquela que nos da afeto, cuida,coloca limites e serve como modelo principalmente na primeira infância, onde a criança busca nela segurança e provavelmente por toda a vida servindo de exemplo inclusive para que essa filha torne-se mãe.Espera-se que a filha melhore as falhas e as dificuldades que as duas vivenciaram juntas.Bem isso seria o esperado por todos os grandes teoricos da psicologia como Freud que fala dos primeiros cuidados como matriz para o desenvolvimento infantil, Winnicott fala do vinculo e da importancia do afeto.Vamos ser realistas, há situações tão absurdas que beiram a patologia, hj uma mãe junto com sua filha de 16 anos assaltaram um ônibus no Rio de Janeiro, o que dizer dessa situação? Incrivel não, você deve estar pensando que modelo e o que será dessa menina?Qual a relação e o desejo dessa mãe para sua filha?.Outro exemplo o filme Cisne Negro quem assistiu percebeu a relação tensa e enlouquecedora entre elas.Sabe o que eu penso? Esta mais do que na hora de rever o papel que cada um ocupa dentro da familia, sociedade e cultura. Um filho precisa de mãe se possivel uma mãe amiga ,eu disse mãe amiga e não somente amiga. Amigas a filha tem capacidade de ter o que é muito bom para sua vida.

4 comentários:

  1. concordo com vc. Hoje em dia os pais não se assumem como tae e acabam gerando confusão da cabeça das crianças.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  2. Oi Teresa, amei o seu espaço novo.
    Li todos os artigos, e posso dizer q são muito bons...e ser mãe e amiga é tudo de bom que qq mãe
    gostaria de conseguir ser.Feliz daquela que chegou lá...eu estou caminhando e quem sabe consigo??
    grande beijo no coração
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Tudo isso é muito verdade! As mães realmente NECESSITAM ser exemplos para os filhos, pois é em casa que aprendemos os verdadeiros valores da vida. É uma pena que algumas mães/pessoas não reconheçam isso e insistem em influenciar o filho para coisas erradas ou fáceis, como no caso dessa moça que assaltou um ônibus junto da filha, lamentável. Porém, ainda há muitas pessoas boas no mundo, mães maravilhosas que com certeza tornarão seus filhos homens de grande sucesso.
    E ah, esse blog está chique demais, eu amei de verdade... Minha visita diária aqui já está garantida haha Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Tê,
    Eu adoro ser uma Mãe amiga!!!Me encaixo nas antiquadas, tenho facilidade em colocar o que penso em ser melhor para minha filha e muito mais em dizer não quando nescessário. Mesmo sabendo que ela vai tentar me driblar e enrolar!!!Porém todos os dias ser Mãe amiga!!! Pois como vc bem escreveu Amigas ela irá conquistar se tiver limites e respeitar ao outro.Não é nada fácil nessa nova geração e já sabiamos que não seria!!!

    ResponderExcluir