05/11/2011

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Há tempos que um dos maiores desejos do ser humano é ser aceito por seu grupo social. Na nossa sociedade cada vez mais aumenta a exigência pela beleza física e estética corporal, dando a impressão que a pessoa para ser bonita, ter sucesso e ser feliz precisa cumprir várias regras cultural e social como, por exemplo, ser extremamente magra. Isto é reforçado pela mídia e a moda , eles padronizam que a mulher bonita é a magra , só que se observarmos veremos que a magreza exaltada é privilégio de poucas pessoas , o que leva grande parte da população correr atrás deste padrão de beleza.
Nessa busca a pessoa sai de seu senso de organização psíquica e corporal. Muitos de forma indiscriminada fazem dietas milagrosas, tomam remédios emagrecedores sem critério médico, deixam de se alimentar e freneticamente fazem exercícios físicos, o que prejudica sua saúde como um todo físico e mental.

Mental pela distorção que a pessoa começa a fazer enxerga um corpo obeso num corpo que esta cada vez mais magro, a isto chamo de distorção corporal. A partir do momento que há perda excessiva e contínua de peso o organismo começa a dar sinais de comprometimento como: alteração da menstruação, fadiga, hipotensão, constipação intestinal, alterações endócrinas, arritmia cardíaca e sintomas de inanição.
Concomitante aos sintomas descritos acima é possível verificar que estas pessoas apresentam baixa estima, sentimento de rejeição, ansiedade, angústia e grande sentimento de culpa. Acreditam que se emagrecerem estarão dentro do padrão de beleza e serão aceitos e queridos no grupo social, o que não acontece porque chegam ao peso que gostariam em sua percepção e surge de forma mais intensa o isolamento social, o que além de diminuir a autoestima leva a depressão.
Pesquisas atuais demonstram que transtornos alimentares principalmente a anorexia e a bulimia atingem 07 vezes mais o sexo feminino do que o masculino, apesar de destacarem que esta aumentando junto aos homens.

O diagnóstico é baseado em critérios clínico comportamentais que são:
·         Autoimagem distorcida.
·         Recusa em manter o peso corporal dentro da faixa para sua idade e estatura.
·         Diminuição rápida de peso, sendo isto não reconhecido pela pessoa.
·         Medo intenso de ganhar peso.
·         Mudança de humor (insônia, tristeza, irritabilidade e angústia todos ampliados).
·         Forte sentimento de culpa.
·         Uso excessivo de medicamento .
·         Hiperatividade e exercício físico excessivo.

CAUSAS:  Pesquisas apontam grande influência de fatores genéticos somado a fatores ambientais, mas enfatizam o papel sóciocultural e psicológico principalmente como gatilhos frente as crises vividas pelas pessoas com essas características.

Lembro que família que tem a figura materna com transtorno alimentar tem grandes chances de que seus filhos também desenvolvam estes transtornos.
TRATAMENTO: Apresentam melhor prognóstico quando detectado precocemente, a pessoa deve ser tratada por equipe multidisciplinar que incluem: psiquiatra, psicólogo para atendimento individual e familiar, nutricionista e clínico, dado a complexidade dessa doença.
Destaco a importância do papel familiar para auxiliar a pessoa nesse momento como também cooperar com a equipe que esta fazendo o tratamento. É necessário mudanças de hábitos familiares, com também ter calma e persistência, pois o tratamento é longo, mas necessário.


DICAS :

·         Faça exercícios para manter sua saúde, isto irá influenciar a  sua estética de forma positiva.
·         Busque fazer uma alimentação saudável, se necessário procure uma nutricionista.
·         Preencha sua vida com momentos agradáveis, isso aumentará sua autoestima.
·         Busque Psicoterapia ela ajudará você a se autoconhecer para lidar frente à vida.
·         Reconheça que crises fazem parte da vida e que temos que desenvolver estratégias para lidar com esta situação. As crises passam e sua vida pode ser melhor do que antes.

 
Você é seu corpo, seu corpo é você.
Este poderá expressar quem é você,
e a sua forma de ser no mundo
(Iowen)
Teresa Zogaib









Nenhum comentário:

Postar um comentário