07/10/2011

VÍNCULO AFETIVO

 Um dos maiores desejos do ser  humano  é ser amado e aceito pelo outro, seja no âmbito  de seus relacionamentos sociais, afetivos e profissionais. Muitas vezes não entendemos porque pessoas que tem tudo para obter sucesso em sua vida afetiva não conseguem se relacionar com o outro, deixando sempre um vazio entre eles ou sensação de insegurança onde o parceiro nunca sabe realmente a quanto anda sua relação.

Situação que  traz muita angustia e na maior parte a única   saída que resta a este parceiro é ir embora , abandonar o relacionamento  por mais  que goste, e o que poderia  dar certo se rompe. 
Observando pessoas com dificuldades  em  manter vínculos afetivos percebo que elas também apresentam o desejo  de estar com o outro, mas não  conseguem,  e pior, não percebem  que foram  desinvestindo  da relação até que  concretizam a fantasia que é  "ligar-se amorosamente ao  outro só traz  dor e abandono".

Como será que isto ocorre?  Estudiosos do comportamento  acreditam que o  primeiro vínculo  ocorre ao nascer com  sua mãe, este é o prototipo  das relações futuras por isso a importância  do  bebê  ser bem recebido, ter segurança e afeto de seus pais e família  durante seus primeiros anos  de vida.  Pesquisas  atuais já  demonstram que esta vinculação ocorre  na gestação  e que continua ao nascer  . Falando de  forma realista  muitos  bebês não passam  por esse tipo  de atenção  por diversos  fatores que agora  não vou  discutir,  o fato é que  pessoas que tiveram esta experiência  na infância  apresentam maior  tendência  a  fracassar em seus relacionamentos em sua  vida adulta.

É lógico que isto irá depender  também da soma dos  fatores  ambientais e como eles irão interferir no desenvolvimento dessas crianças.  Posteriormente  na fase adulta, quando  suas dificuldades são reconhecidas e eles buscam auxílio principalmente em  psicoterapia apresentando grande chance  de modificar este comportamento.Vejamos outra situação  que  acomete grande número de casais. A primeira fase para duas pessoas se unirem é a atração de um pelo outro, é a fase do envolvimento e da conquista. Com a rotina  diária  um não reconhece no outro aquela pessoa pela qual  se apaixonou, acredita que ele se tornou outra pessoa.


Na realidade o que ocorre é que na ânsia  de ser amado a pessoa vê no outro tudo que   deseja e que poderá completá-la, normalmente este período é vivido na fase do  namoro  e ínicio do casamento,  com o passar do tempo (ah  a realidade ela sempre chega) e a rotina  na vida do casal  vemos o outro como realmente é. Pronto campo  perfeito para uma crise ser instalada podendo inclusive  chegar  ao rompimento. Deixamos de  tolerar seus defeitos tornando-os  insuportáveis para a convivência a dois.

Qual a saída para isso? Bem, acredito  que precisamos gostar de nós mesmos, de investir  em  auto conhecimento, lapidar nossas dificuldades e fazer um exercício  de realidade separando o que é meu e o que é do outro  para não  confundir nossa emoção e culpar o outro. Olhar  o outro como ele é ,  foi  por essa pessoa que você se apaixonou  e não por aquele que  de forma onipotente você  acreditou  que poderia mudá-lo.
As  pessoas mudam durante a vida, se o casal der conta de  manter sua  identidade e preencher sua vida com escolhas próprias já é um grande passo para continuar juntos.

  Conversar, trocar  idéias  manter o diálogo, cultivar amizade , respeito e companheirismo  isto aponta grande tendência de  permanecer juntos de forma saudável. Reinventar o dia a dia driblando a rotina.  Não permitir  que a família de ambos interfira na relação. Concluindo namorem bastante  que é muito bom.

Teresa Zogaib

5 comentários:

  1. preciso nem dizer o q eu achei do texto né??? :]
    amei!! ♥
    vínculo afetivo, como é difícil manter..
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Tê,
    Posso te falar de cadeira que Vículo Afetivo é tudo de muito importante em qualquer momento de nossa vida é determinante em qualquer decisão e situação que temos que viver!!!
    As vezes penso o quanto as pessoas não tem vínculo afetivo e ai fica tudo mais complicadinho...E parece que não diferenciam este sentimento de outros como!!!Posse, tesão,direitos e até deveres é estranho...muito estranho...

    ResponderExcluir
  3. Tê,
    Uma sugestão de Tema!!!Ciúme!!!
    Não consigo entender esse sentimento !!!E não te-lo as vezes me incomoda muito!!!Vc sabe disso!!!beijos
    Rosa

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante. Tenho dificuldade em estabelecer vínculo afetivo. A razão vem da infância e somente há 2 anos me dei conta. Tenho 34 anos e espero ainda ter tempo para melhorar e construir uma família. Fiz 5 anos de terapia e após ler esse texto pretendo voltar. Obrigada pela ajuda Teresa.

    ResponderExcluir