15/10/2011

É possível ser feliz e estar só ?


Antes de começar  a escrever sobre estar só,  vamos diferenciar o  estar só  aqui escrito, é diferente  do que o senso  comum  chama  de  solidão. É  possível  estar só  e  feliz?  Acredito e  observo através  desses  anos  todos  de atendimentos  clínicos  como as pessoas lidam com esse momento em suas vidas.
Há  pessoa que ao se ver só se desespera, perde seu chão, não sabe como fazer para enfrentar  essa situação.  Outra já  aproveita o estar  só  para se reinventar, chegar  mais perto de si  mesmo e descobrir  habilidades  e emoções que  desconhecia  ou que esqueceu.



Por que  será  que a mesma experiência pode ser vivida de  forma tão  diferente?  Depende  das  escolhas que fazemos para  nossa  vida.  Vamos tentar  compreender, há  quem escolha  que para ser feliz  é necessário ter um  parceiro  e  quando  estão  juntos  vive tão simbioticamente a ele que deixa sua  vida  de lado  e vive  a vida dele. Como deixou  de fazer  seus projetos  pessoais cobra  que o outro a faça  feliz. Campo  aberto para a infelicidade, depressão  e separação. É  importante manter sua vida de forma autêntica , com identidade  onde os dois somam seus projetos, fazem planos de vida em conjunto mas não se anulam.



Vejamos a questão  de viver só, pode ser  uma  opção de  vida muito confortável, se você a escolheu provavelmente você  chegou a conclusão  que manter sua individualidade é importante  para você. Por   favor não confunda com egoísmo .Se  prestar  atenção nos últimos  anos tem crescido essa parcela da população, haja  visto que o mercado econômico  vem se adaptando  para atendê-los.  A maioria ainda é  de homens, mas as mulheres  também  estão  conquistando um espaço  nesse  mercado. Acredito  que as mulheres ainda são  minoria devido a  uma cultura que já esta ficando  antiga.

Vamos ver o que leva a pessoa a decidir viver só, pesquisas apontam  que esta decisão foi tomada após ruptura afetiva, separação de casamento, morte de parceiro, amadurecimento e escolha em  manter sua individualidade.  Quando  você  vive só  pode sim ser feliz, mas é necessário auto conhecimento , auto estima, saber do que se gosta, preencher seu tempo livre com amigos, leituras viagens, etc   Os relacionamentos   afetivos  também fazem parte dessa  vida só que  sem o compromisso de dividir  o mesmo espaço. É  lógico  que se tem  diversos problemas como tudo na vida, nunca viveremos sem  passar por eles.

Já   em  relação ao sentimento de solidão   eles sentem sim, como  sofrem  também os casais infelizes que buscam desculpas para continuarem juntos culpando um ao outro. A solidão  é inerente ao ser humano, há momentos que todos nós   temos que mergulhar profundamente em nós mesmos e isso  pode causar muita dor.
Não entendam que estou dizendo que uma escolha  é melhor do que a outra, só estou dizendo como é bom poder  escolher o que se quer , o que se deseja e  não obedecer o que é determinado  socialmente.
O mais importante é ser feliz.
                                                    Teresa Zogaib

3 comentários:

  1. Teresa querida,
    seus escritos me fazem pensar e me ajudam muito nesta nova fase da minha vida.
    Estou muito feliz por conhecer este espaço e você..
    Obrigada
    beijos
    vi

    ResponderExcluir
  2. realmente a vida nos prega muitas peças,você vai ler e dizer o que é que isso tem a ver com o texto.eu te digo: MUITO.
    vim de um casamento de 28 anos,isso mesmo 28 anos e ainda de pura fidelidade tá!!!!criei meus filhos me anulei por inteira somente por eles,dei estudo a eles e finalmente casei os três,depois disse para mim mesma agora vou cuidar da minha vida,minha separação foi um verdadeiro inferno mas graças a Deus consegui com muitas ajudas né Teresa,então pensei vou viver só por um bom tempo me conhecer me adaptar curtir a vida já que passei a minha adolescência criando filhos,passear enfim tudo o que seria de mais agradável pra mim.Massssssss por força do destino uma pessoa apareceu na minha e ai o que fazer???ser ou não ser qual a questão???? Observei por um bom tempo(claro não vou querer sofrer de novo)analisei e falei pra mim mesma vou arriscar e posso dizer que não me arrependi,porque o respeito,o carinho,a confiança,tudo é muito igual.Fiquei muito feliz pela opção que fiz.bjossss.

    ResponderExcluir
  3. Teresa, bem interessante o texto, leve e reflexivo ao mesmo tempo.. Vou recomendar.. rs
    Quando tiver um tempinho vou ler os outros.. Beijos, Lis.

    ResponderExcluir