Sempre pensei muito sobre amizade, me intriga como estas relações vão se formando, algumas permanecem por um período, outras se desfazem por afastamento, falta de cuidado entre as duas pessoas, brigas, ciúmes, competição, rivalidade, inveja enfim coisas do ser humano. Já outras permanecem para sempre embasadas no vínculo afetivo, confiança e respeito, independente de fatores como tempo e proximidade elas resistem e caminham juntas. Essas últimas com certeza são mais sinceras no sentido de cada pessoa permanecer com sua identidade, mas tendo a segurança de poder se colocar no lugar do outro compreendendo suas emoções e necessidades, o que é diferente de invadir ou se apropriar da vida da outra pessoa através do controle.
O que percebo é que cada um de nós pode e deve ter vários amigos, há amigos para você sair dar risadas e ajudá-lo a levar a vida mais leve com menos stress, outros para auxiliá-lo a resolver questões praticas de sua vida, e há amigos que estão sempre ao seu lado que são tão confiáveis que você pode partilhar suas intimidades, medos, desejos e que eles irão torcer para que você consiga superá-los ou atingi-los sem invejar sua vida.
Muitas pessoas não acreditam na possibilidade de fazer amizades verdadeiras, atribuem isso aos tempos de hoje afirmando que predomina a individualidade e o egoísmo, pensam ser complicado se relacionar principalmente devido a falta de confiança.
Acredito que isto gera o sentimento do medo de se frustrar, que por sua vez mobiliza insegurança e desconfiança paralisando suas vidas no que diz respeito a relacionamentos, e quando eles acontecem são vividos de maneira superficial.
Também não penso desta forma, acredito que para ter um amigo é necessário desenvolver a empatia, o respeito e aceitá-lo como ele é, e não como desejaria que ele fosse. Vejo que muitas pessoas ficam tão ansiosas em ter amigos que mal conhecem alguém que projetam nele tudo que gostaria que ele fosse e a partir disso surge o que chamamos em psicologia de fantasia, ou seja, construo o outro como desejo e vivo tão intensamente este personagem que esqueço olhar quem ele é realmente. Claro que isto um dia termina e eu me decepciono.

Algumas vezes amigos brigam, mas isto não é suficiente para separá-los, sabe por quê? Porque existe afeto, confiança e vínculo. É preciso pensar em amizades como uma via de duas mãos, o que vale para um lado também vale para o outro, portanto é bom cuidar para que o outro não vá embora por sentir-se abandonado. Se isso acontecer apesar da decepção não vale se fazer de vitima e ficar com sua autoestima rebaixada , troque tudo isso pelo cuidado ,vá construindo aos poucos o que você deseja mas não confunda amizade com controle, assim você sufoca o outro.
Enfim para você ter amigos sinceros é necessário que você também desenvolva as características acima, somado com a disponibilidade para receber esta nova pessoa como realmente ela é. Diferenças? Claro que vocês são diferentes e isto é ótimo, pois cada um tem a chance de aprender com o outro e crescer. Sabe o que é realmente importante para vocês? O afeto ligando um ao outro, isto já é um grande começo para uma amizade duradoura.
Teresa Zogaib