07/01/2012

Voce é Ansioso ?


Vamos lá, ansiosos somos todos nós, sempre que vamos viver algo diferente em nossas vidas ficamos ansiosos, isto faz parte de nosso sistema adaptativo ao meio ambiente. A ansiedade em si não é ruim desde que ela seja pontual, quer dizer ela aparece frente a novas situações impulsionando para que a pessoa enfrente e se adapte de maneira saudável.

Ela passa a ser prejudicial quando é sentida de forma exagerada junto com o medo irracional, situação esta que paralisa a pessoa fazendo com que ela interprete tudo que esta ocorrendo como uma ameaça, um perigo.Este processo mobilizará a liberação de neurotransmissores como cortisol e adrenalina na corrente sanguínea surgindo sintomas físicos e psíquicos como: Taquicardia, sudorese, tontura, dor de estômago, diarréia, irritabilidade, boca seca, enjôo, baixa imunidade, bolo na garganta, pressão alta, medo , angústia (sintomas depressivos) entre outros.

  
Uma coisa é você passar por situações ansiógenas e superá-las voltando ao seu estado normal, outra é você viver de forma muito tensa e constantemente preocupada como, por exemplo, em estar doente buscando a cada momento um especialista. Devido a isto é importante buscar ajuda profissional, até por que a ansiedade exagerada da margem para que surjam outros quadros, o que pode dificultar o tratamento.

Pesquisas atuais apontam para cada homem ansioso há três mulheres com este quadro, justificam este dado através de uma combinação hormonal, ambiental e comportamental. Apontam que no caso do homem sua ansiedade esta mais voltada em questões com ter dinheiro para prover a casa, em manter o emprego etc. Já em relação às mulheres a ansiedade esta voltada para situações como ser boa mãe, esposa, amiga e boa profissional (este fator apareceu a poucas décadas devido à ampliação do papel feminino)etc.



Um dado aparece em comum aos dois sexos principalmente voltados para o setor profissional devido a variedade e a rapidez do surgimento de novas ferramentas é necessário que a pessoa tenha maior flexibilidade para se adaptar e transformar isso em comportamento para atender a demanda do mercado.Situação esta apontada como um dos gatilhos do estresse, que por sua vez eleva o grau de ansiedade nas pessoas.

O perfil levantado do ansioso aponta como uma pessoa com alto grau de exigência, de autocrítica, muito controlador e rígido. Apresenta como comportamento grande preocupação com algo que ainda não aconteceu, mas que já o faz sofrer por antecipação com a possibilidade de não dar certo. Por exemplo, a pessoa vai viajar no próximo mês, mas já sofre no presente com medo da viagem não dar certo, de ficar doente e não conseguir ir, de adoecer no local em que esta passeando, enfim o sofrimento torna-se maior do que o prazer em se imaginar passeando.
 

Quando a ansiedade sai do controle e, é vivida a pelo menos seis meses trazendo grande desconforto e prejuízo social/ profissional, provavelmente ela se transformou em Transtorno de Ansiedade Generalizada, tendo entre os vários sintomas estes descritos abaixo como os principais para a realização do diagnóstico:

·         Grande irritabilidade

·         Dificuldade para relaxar, sentindo-se nervoso e tenso o tempo todo.

·         Baixa capacidade de atenção concentrada e esquecimento frequente.

·         Dificuldade para dormir (sono insatisfatório), ou insônia.

·         Cansa-se facilmente, grande desânimo.

·         Tensão e dor muscular.

·         Nervosismo exagerado.


Tem tratamento? Tem sim, busque profissionais especializados no caso o psiquiatra para realizar a medicação necessária e a psicoterapia para você identificar quais os gatilhos que desencadeiam a ansiedade e modificar seu comportamento, tendo como objetivo ter uma vida mais saudável.


Dicas para lidar com a ansiedade  

·         Priorize o que é mais importante para resolver, resolva uma coisa de cada vez.

·         Faça atividade física.


·         Técnicas de relaxamento, como respiração, yoga e  tai chi chuan,  auxiliam muito.

·         Pense positivamente, lembre-se você é o que pensa, pesquisas científicas atuais confirmam este dado.

·         Treine a capacidade de diferenciar riscos possíveis de riscos que realmente em algum momento vão acontecer.



Lembre tudo na vida é uma questão de prática e adaptação, portanto mãos a obra, vamos tentar?

Seja Feliz

Teresa Zogaib






5 comentários:

  1. Eu sou super ansiosa e tenho síndrome do pânico...pense!!!

    Excelente Post, amiga!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Cacau , todos somos ansiosos , faz com que ela seja sua aliada ,principalmente vc que tem tanta criatividade para moda e ,é muito boa nisso. Já a Síndrome do Pânico tb esta relacionada com o quadro de ansiedade, mas tem tratamento ,para vc identificar o que mobiliza e como lidar com isso. bjs lindinha

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou muito sou muito ansiosa e isso me deixa com gastrite, dor de cabeça entre outras coisas.
    Muito bom ter um blog que fala dessas coisas.
    Bjos e parabéns!
    Regina Márcia
    http://jeitinhomineiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, graças a Deus que não tenho essa ansiedade contínua.

    Tenho lá minhas crises, mas nada que em atrapalhe, e nem me tire o sono! Bom saber que o que tenho então está dentro do normal.

    Beijos!

    Mai.

    Falou, tchau!

    ResponderExcluir
  5. Não sou ansiosa, ainda bem que tenho um auto controle bastante elevado, mas suas dicas são bastante úteis para controlar a ansiedade, e também para auxiliar em uma qualidade de vida, gostei do post. Perfeito.

    ResponderExcluir