23/01/2012

Essa amizade é verdadeira ?

   
Sempre pensei muito sobre amizade, me intriga como estas relações vão se formando, algumas permanecem por um período, outras se desfazem por afastamento, falta de cuidado entre as duas pessoas, brigas, ciúmes, competição, rivalidade, inveja enfim coisas do ser humano. Já outras permanecem para sempre embasadas no vínculo afetivo, confiança e respeito, independente de fatores como tempo e proximidade elas resistem e caminham juntas. Essas últimas com certeza são mais sinceras no sentido de cada pessoa permanecer com sua identidade, mas tendo a segurança de poder se colocar no lugar do outro compreendendo suas emoções e necessidades, o que é diferente de invadir ou se apropriar da vida da outra pessoa através do controle.
  
O que percebo é que cada um de nós pode e deve ter vários amigos, há amigos para você sair dar risadas e ajudá-lo a levar a vida mais leve com menos stress, outros para auxiliá-lo a resolver questões praticas de sua vida, e há amigos que estão sempre ao seu lado que são tão confiáveis que você pode partilhar suas intimidades, medos, desejos e que eles irão torcer para que você consiga superá-los ou atingi-los sem invejar sua vida.

Muitas pessoas não acreditam na possibilidade de fazer amizades verdadeiras, atribuem isso aos tempos de hoje afirmando que predomina a individualidade e o egoísmo, pensam ser complicado se relacionar principalmente devido a falta de confiança.
Acredito que isto gera o sentimento do medo de se frustrar, que por sua vez mobiliza insegurança e desconfiança paralisando suas vidas no que diz respeito a relacionamentos, e quando eles acontecem são vividos de maneira superficial.
  

Também não penso desta forma, acredito que para ter um amigo é necessário desenvolver a empatia, o respeito e aceitá-lo como ele é, e não como desejaria que ele fosse. Vejo que muitas pessoas ficam tão ansiosas em ter amigos que mal conhecem alguém que projetam nele tudo que gostaria que ele fosse e a partir disso surge o que chamamos em psicologia de fantasia, ou seja, construo o outro como desejo e vivo tão intensamente este personagem que esqueço olhar quem ele é realmente. Claro que isto um dia termina e eu me decepciono.
  

Penso que amigos verdadeiros, fiéis são aqueles que cuidam da relação, estão presentes quando mais se precisa, dizem verdades que gostaríamos de não ouvir, mas que nos fazem crescer e por fim reconhecemos o quanto foi bom ter escutado.

Algumas vezes amigos brigam, mas isto não é suficiente para separá-los, sabe por quê? Porque existe afeto, confiança e vínculo. É preciso pensar em amizades como uma via de duas mãos, o que vale para um lado também vale para o outro, portanto é bom cuidar para que o outro não vá embora por sentir-se abandonado. Se isso acontecer apesar da decepção não vale se fazer de vitima e ficar com sua autoestima rebaixada , troque tudo isso pelo cuidado ,vá construindo aos poucos o que você deseja mas não confunda amizade com controle, assim você sufoca o outro.
 
Enfim para você ter amigos sinceros é necessário que você também desenvolva as características acima, somado com a disponibilidade para receber esta nova pessoa como realmente ela é. Diferenças? Claro que vocês são diferentes e isto é ótimo, pois cada um tem a chance de aprender com o outro e crescer. Sabe o que é realmente importante para vocês? O afeto ligando um ao outro, isto já é um grande começo para uma amizade duradoura.
Teresa Zogaib


6 comentários:

  1. É verdade Tereza... a amizade é um laço tão bonito... difícil entender como começa! Mas se é pra valer, faz a nossa vida mais leve, mais gostosa... E o mai simportante é isso, respeitar o outro como ele é. Isso sim é amziade verdadeira. Você se sentir bem ao lado de alguém que gosta de você porque você é como é.

    Beijos! Adorei o post.

    Falou, tchau!

    ResponderExcluir
  2. Queridas meninas ,fico muito feliz pelo comentário de vcs é uma honra saber que vcs passaram por aqui. Em relação a amizade concordo com vcs ,é muito bom podermos confiar e partilhar nossa vida com um amigo verdadeiro ,por isso não podemos deixar de cuidar dessa relação tão especial.
    Um enorme beijo em cada uma de vcs
    Teresa Zogaib

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Passei para conferir seu blog a partir do blog da Regina e gostei bastante do seu espaço.
    Já estou seguindo (47)!
    Parabéns!
    By: http://penseoamanha.blogspot.com/
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Nilton ,agradeço sua presença aqui no blog ,na verdade ele só faz sentido se vcs lerem .Já vou entrar para conhecer seu blog, é sempre muito bom ampliarmos nossa visão.
      Abraços Teresa Zogaib

      Excluir
  4. Como sempre mexendo nas profundezas de nosso ser.
    Amiga vai ao meu blog e leia a brincadeira do MEME. Lá vc vai entender. Vc foi escolhida. Essa é mais uma meneira dos blog se conhecerem, divulgação e principalmente e o mais importante "fazer amigos"
    a Elaine me indicou e uma amiga do site diHITT também.
    escolhi 5 blogs e um é vc. É só copiar as perguntas, responde-las. Veja lá como fiz o meu.
    Se quiser entre no site http://www.dihitt.com.br
    Es me cadrastei nele. É muito bom pra fazer amigos e divulgar o blog. O Nilton Silveira está lá e o Carlos da voz do povo também.
    Tenha um bom fim de semana.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Regina , adoooro que vc leia o que escrevo , principalmente pq também gosto muito do seu blog, parabéns por ele.
      Já vou ver como é essa brincadereira e me cadastrar bjs e tenha um ótimo domingo
      Teresa Zogaib

      Excluir