02/01/2012

Do Que Você Gosta ?

  
Responda-me rápido, o que você gosta de fazer para você mesmo? Não estou perguntando sobre o que você gosta de fazer junto com os filhos, marido, família ou amigos, quero saber o que você faz por você que seja prazeroso, que te traga alegria e te deixe mais feliz.



Lembrou? Pois é, tenho feito essa pergunta a muitas pessoas e pouquíssimas lembram, a grande maioria pensa e percebe que se esqueceu do que o deixa feliz. Observo a expressão de seus rostos demonstrando surpresa com a dificuldade para responder.

Será que aqui não é o começo de seu incômodo em relação à vida que você leva hoje? Não que você não irá se deparar com os incômodos durante a vida, eles fazem parte e cabe a cada um de nós ter força interna para lapidar, contornar e superá-los, isso é viver de verdade, engana-se quem acredita que pode ter uma vida sem erros, enganos , frustrações etc. Mas , podemos sim melhorar nossa qualidade de vida , faz bem para a mente , para nosso corpo e as pessoas ao redor agradecem.



O incômodo que estou dizendo é aquele aperto no peito, aquela angústia sentida muitas vezes ao acordar e que insiste em te acompanhar durante o dia todo, apesar de tudo estar transcorrendo bem você sente falta de algo e não sabe o que.


Vejamos em relação à pergunta feita anteriormente muitos responderam que não tem mais tempo para pensar e realizar essas bobagens que isto é da época de sua juventude. Outros, que a vida esta muito corrida, que atualmente o tempo esta mais rápida e que eles tem tantos afazeres como: casa, filhos, trabalhos, cursos para manterem-se no emprego já que a concorrência está muito grande, ginástica para ser saudável e outras coisas. Reclamaram que o número de horas do dia não é suficiente para realizar tudo que precisam fazer o que dirá ainda fazer mais coisas mesmo que goste.


Alguns responderam justificando que saem com a família para fazer programas que as crianças adoram que gostariam até de conviver mais juntos, só que não dá tempo porque tem outras coisas como o trabalho ocupando grande parte de sua vida para poder manter a casa.
 

Concordo que é bom sair em família, lógico desde que todos queiram e não por obrigação caso contrário não é passeio é tortura. Vale a mesma regra em determinadas reuniões ou jantares entre amigos.

Há pessoa que apresenta tanta dificuldade para ser feliz que se contenta em desistir de seus projetos em nome do outro somente para agradá-lo, para estes penso que precisam urgentemente  rever sua autoestima.

Em geral acredito que abrir mão do que você realmente gosta é um preço muito alto a ser pago e que certamente mais dia menos dia isso irá influenciar negativamente em seus relacionamentos.


Vou me atrever a dar uma idéia: por que você não se apropria de quem você realmente é, do seu jeito de ser, do que gosta. Amplie sua vida faça caber em seu dia a dia um horário para você se ouvir, continue saindo e se relacionando com pessoas importantes para você, faça sim o que ela deseja ,deixe-a feliz, mas não se coloque no final da fila da realização de seus desejos, aprenda a dizer o que você também deseja viver é mais fácil do que você imagina.

  

É importante se cuidar, como consequência você terá mais energia, aumentará sua tolerância, ampliará seu bom humor e com certeza a relação com as outras pessoas ficará melhor. Insisto não caia na armadilha que isto é ser egoísta, pelo contrário se cuidar faz parte para viver de forma saudável, lembro: só damos ao outro aquilo que temos internamente.


Portanto redescubra o que te faz feliz e divida com quem você goste.


Que 2012 traga muitas alegrias a todos nós.

Teresa Zogaib






4 comentários:

  1. Teresa querida, é verdade, como as pessoas esquecem de si mesmas, de fazer alguma coisa por prazer, não porque está na moda, ou porque é o que se espera delas. Também perguntava isso aos meus pacientes e eles não sabiam responder.
    O que eu gosto de fazer? Ler, ver filmes que mexam com minhas emoções, ouvir minhas músicas favoritas, passar por aqui e ler estes textos simples e profundos. Um excelente 2012 pra você, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Querida Luciana ,que bom que vc passou por aqui, tenho saúdades de vcs. Essa pergunta é impressionante como poucas pessoas me responderam ´por isso que acabei escrevendo o texto ´para não esquecermos do que nos faz bem .
    BJS Teresa Zogaib

    ResponderExcluir
  3. Tereza, Tereza,
    Quer saber mesmo o que eu tenho gostado de fazer ultimamente?
    seguir seus conselhos e me conhecer melhor...ter um tempo pra pensar sobre isso e me permitir um pouco de "egoismo" rsrsr.
    É esse meu exercicio diário desde que por aqui passei a primeira vez.Ainda é muito dificil e por muitos dias consigo apenas 5 minutinhos mas estou tentando e vou conseguir.
    É, isso não tem sido muito fácil na minha rotina já tão organizadinha cuidando do meu marido, que precisa mesmo dos meus cuidados e que eu amo cuidar, de um filho adolescente e do meu atelier..
    Mas uma coisa é certa, meus banhos já são mais demorados, já me olho mais no espelho e consigo me cuidar mais um pouco..isso já é uma vitória e agora não paro mais, vou aproveitar todas as suas postagens como verdadeira lição de vida e pelo menos tentar..
    bj vi

    ResponderExcluir
  4. Querida Violeta acredito que vc esta tomando a decisão certa,afinal para que eu possa cuidar do outro primeiro preciso cuidar de mim ,para ter energia, forca ,e disponibilidade para toda e qualquer relação. Bjs Teresa Zogaib

    ResponderExcluir