18/01/2012

Qual é a sua solidão ?

   
Vamos falar sobre a solidão? Eu acredito que existem várias formas de viver e sentir esse sentimento ou se você preferir este estado da alma.

Há a solidão de sentir-se, sem ninguém para compartilhar sua vida, um amigo, familiar ou um companheiro que você possa contar em seus momentos insuportáveis de dor. Realmente é muito difícil viver este estado do estar só, a pessoa acredita que se tivesse alguém poderia completá-la e que sua vida seria mais fácil de ser vivida. Penso que se atribui ao outro a capacidade de ser feliz o que esta mais relacionada com carência.


Dependendo de como você interpreta a solidão você pode tentar mudar alguns comportamentos e atitudes e ir à busca de novas/antigas amigas para viver experiências que diminuam este sentimento. Mas lembre e reflita você tem que fazer uma análise de si mesmo para relacionar-se com o outro e isto inclui em dar espaço para que ele entre em sua vida e recebê-lo não do jeito que você quer que ele seja, mas da forma que é possível se relacionar, talvez vocês até aprenderão um com o outro.
 

Há outro tipo de solidão que é quando a própria vida te impulsiona a um mergulho solitário dentro de você mesmo, e só você poderá fazê-lo. Esta solidão é extremamente dolorosa, você irá se deparar com aspectos seus como, por exemplo, sentimentos que você não quis entrar em contato e que os escondeu dentro de si mesma. O problema não são esses sentimentos e sim o que você agora que já os conhece irá fazer com eles.

Pense se não vale a pena transformá-los em algo melhor como trocar a inveja , o ressentimento que tanto atrapalha a vida pela atitude de construir algo bom para você .

Muitas vezes é nesse estar só que a pessoa percebe que é capaz de transformar esta solidão em capacidade produtiva e criativa, haja vista os poetas, músicos, pintores que tão bem fazem isto. Penso que estes momentos existem para buscarmos nosso equilíbrio.

  
Também há o momento que você deve e quer ficar sozinho para poder curtir o que gosta. Ficar com você mesma pode ser muito agradável, se prepare para isto, separe o que há tanto tempo você gostaria de: ler, ouvir música ver filmes, enfim de coisas que possam trazer um enorme bem estar. Só não vale fazer tudo isso e ficar pensando que esta sozinha e triste e que muitas pessoas neste momento estão acompanhadas em algum lugar cheio de gente e por isso são mais felizes do que você. Será mesmo?

Quem disse que estar acompanhado é sinônimo de estar junto, canso de ouvir em meu consultório que depois de ter saído com os amigos voltou para casa com uma sensação de solidão muito grande..Muitas vezes o que é sentido como solidão se confunde com fantasias e inveja.
 

Portanto seja qual for a solidão sentida por você reflita como chegou a este ponto, com certeza você foi se distanciando das pessoas de sua convivência e não se aproximou de novas possibilidades de relacionamentos.

Caso você seja do tipo que não consegue ficar sozinho procure se sociabilizar , faça atividades coletivas, procure estar aberto para algo novo.Convide , não espere ser convidado, chame pessoas para sair, elas vão gostar de serem lembrados , enfim há muitas coisas interessantes a ser descobertas por você.



SOLIDÃO
(Chico Buarque de Holanda) 

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo.... isto é carência.

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar....,isto é saudade.

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos.... , isto é equilíbrio.

Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida... isto é princípio da natureza.
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado.... isto é circunstância.
Solidão é muito mais do que isto.
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma.
 
Teresa Zogaib




7 comentários:

  1. Lindo texto, uma ótima reflexão para estes tempos de tantas relações e conversas virtuais via Internet, mas que não podem ser a única forma de contato com o outro. Sair da solidão é ir na direção do outro, de alma leve ... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Luciana ,adorei ver seu comentário me sinto muito honrada por vc ler meus textos.
      Concordo plenamente com vc, Bjs Teresa

      Excluir
  2. Amiga tem um mais dois selos pra vc lá no Jeitinho Mineiro.
    Sabe quando fazemos as coisas com amor e dedicação as pessoas reconhecem nosso trabalho.
    O seu Blog transforma e é de qualidade, por isso o escolho sempre.
    Bjiiin!
    Regina márcia
    jeitinhomineiro.blospot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Regina ,agradeço tanto carinho e atenção´vou passar no seu blog que adoro aquele jeitinhomineiro.blogspot.com para pegar o selo.
      O meu blog faz sentido qdo vcs leem e com isso motivam para que eu continue escrevendo
      BJS TERESA ZOGAIB

      Excluir
  3. A solidão, infelizmente, é um mal que acompanha muitas pessoas hoje em dia! Venha e seja um "Coração Amigo" você também!Obrigado por seguir o Blog! FDS iluminado e repleto de bênçãos! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Te, todos os seus texto são ótimos!!! Dificil escolher um!!!Bjos

    ResponderExcluir
  5. Querida Mari, adorei que você passou por aqui . Obrigada por ler os textos ,eles só fazem sentido se vcs lerem
    BJS Teresa Zogaib

    ResponderExcluir