28/11/2011

Quer Viver Bem A Vida? Elabore Seu Passado....



Quem de nós não parou sua vida no presente e tentou reviver seu passado através de pensamentos, ilusões, esperanças? Muitos chegam ao ponto de retornar a lugares como as casas que moraram ou viagens que fizeram em sua infância para reviver esta época que para alguns foi a melhor de suas vidas, outros já lembram justamente pelo motivo contrário ou seja a pior de suas vidas.

Enfim por um motivo ou por outro voltam lá atrás, vivenciam os mesmos sentimentos e se emocionam com uma parte da vida que já não volta mais.

Se olharmos para isto para recordar o que foi vivido sem ficar aprisionado, digo que é um hábito saudável que mobiliza muitas recordações principalmente as que trazem alegria, como reviver uma época em que toda família estava junta, aquele amor que você acreditou que era para sempre e pensou que nunca acabaria terminou e você achou que morreria de paixão e que jamais amaria novamente e hoje consegue ver que você superou, amigos que sempre estiveram com você e era tão bom tê-los por perto.

  

Enfim projetos, planos profissionais, sonhos. É muitos sonhos que lá atrás estiveram presente e que alguns se realizaram outros não.

Dá mesma forma que há lembranças boas e isto nos dá prazer, passamos durante nossa vida por situações difíceis como perdas, doenças, abandonos, desamparo, ingratidão, rejeição que mobilizaram muitas dores, angústias e desconfortos para não dizer desconfianças em nos arriscarmos novamente em situações que possam terminar igual a estas que já foram vividas.

E assim vamos fazendo nosso caminhar nos defendendo do que a vida possa nos apresentar, deixando de viver o novo e de acreditar que podemos ser feliz.

Em psicologia dizemos que nossa mente desenvolve mecanismos de defesa para lidar com determinadas situações e evitarmos o sofrimento. Quando usamos por um período curto eles ajudam a enfrentar essas dores, o perigo é quando nos esquecemos de parar de usá-los e com isto vamos mudando nosso jeito de ser, nossa identidade.


Cuidado o perigo mora aqui e se você não modificar este comportamento provavelmente poderá se tornar uma pessoa amarga, solitária, medrosa e estará perdendo algo bom da vida, que é o viver, sim estou dizendo viver com toda sua complexidade, com alegria e também com tristeza, mas com muita força para enfrentá-la e superar esses momentos.

Todos nós passamos por um tempo que necessitamos mergulhar dentro de nós mesmos para olharmos nossos vidas e nos libertarmos de tudo que não queremos mais, que já não faz sentido e que dificulta nosso caminhar, é preciso soltar essas recordações para poder ficar mais leve e mais livre. É o tempo da elaboração do que vivemos, é deixá-las ir embora levando nossos conflitos, sofrimentos, dores e lembranças para poder renascer. Quer uma dica? Invista energia nesse novo projeto de vida.
Deixe o passado no passado, olhe para o presente ele é a possibilidade hoje concreta de você escolher ser uma pessoa melhor, com maior autoconfiança, saber enfrentar as frustrações e principalmente buscar ser feliz.
Se necessário busque ajuda profissional como a Psicoterapia, ela irá ajudar você a se autoconhecer e ampliar seu bem estar.

  

Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Sua Santidade Dalai Lama.

 Teresa Zogaib




Um comentário:

  1. Gostei muito do blog! E realmente, ninguém vive no ou do passado, pelo menos não uma vida saudável! Já tô te seguindo! Fim de semana iluminado pra você! Bjo! Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir