13/11/2011

AFINAL AMBIÇÃO É BOM OU RUIM ?



Falar de ambição me remete aos primórdios da mitologia, conta o mito que, Pandora foi preparada pelos deuses do Olímpio para descer a terra com os dons da beleza, sedução e persuasão, digamos habilidades essas fortes do humano escapar dela, não? Como não bastasse Pandora tinha uma caixa que não poderia ser aberta, veja bem, como vocês querem que uma mulher tenha algo que não possa saber o que é? Fica fácil saber o que ela fez. É isso mesmo que você esta pensando, logo que possível abriu a caixa e de lá saíram todos os sentimentos negativos como também os males do mundo como: doenças, vingança, inveja, rancor, medo, cobiça, guerra, ambição e por ai vai. Ao ver tudo isso saindo Pandora se desesperou e numa tentativa de conter fechou a caixa com um único sentimento que restava dentro chamado Esperança.

A esperança esta relacionada com a condição de enfrentar conflitos e dificuldades da vida, acreditando que esse serão superado. E dessa forma o ser humano padece até hoje de todos esses sentimentos que tanto geram angústias.



Mas voltando para a ambição o que você acha, ter ambição é bom ou ruim? Depende de como você lida com ela, há pessoas que usa esse sentimento de forma gananciosa, muitas vezes ele aparece de mãos dadas com a inveja, tornam-se ambiciosos para ter poder, mas um poder voltado para o autoritarismo e para a arrogância. São pessoas com personalidade voraz, ou seja, querem o que é do outro, para se tornar mais do que o outro, como o caso do ganancioso que nunca se depara com limite, sempre querendo mais, nunca tem fim seu querer.

Temos exemplos na política e na história da humanidade de pessoas ambiciosas e prepotentes que descobriram o poder e o utilizaram muito mais em benefício próprio inflando seus egos, ultrapassando todos e quaisquer limites, como os ditadores que subjugaram as pessoas e pensaram somente em sua vaidade pessoal.

Atualmente estudiosos do comportamento estão dando maior atenção a pessoas com este atributo, através de pesquisas foi possível verificar que não há diferenças entre o sexo masculino e o feminino em ter essa habilidade, a maior diferença esta basicamente na forma de assumir esta condição, mulheres querem "ser” boas profissionais, mas também querem constituir relações afetivas estáveis como ter um companheiro, família, filhos, amigos (círculo social), cuidar do corpo (atraente), o que esta relacionado a pressão sócio cultural para o sexo feminino.

Já os homens assumem sua ambição de maneira mais focal o que demonstra que eles querem "ter", sucesso, poder, dinheiro etc.

Como característica atual é possível substituir a palavra ambição por motivação e criatividade, situação muito bem vinda principalmente no meio profissional.



Em relação ao perfil dessas pessoas foram observadas algumas características como: persistência, atenção concentrada, ou seja, determinam um objetivo, estabelecem metas e atingem este objetivo, grande autoestima,autoconfiança, boa organização e muita resistência a frustração somado a influência ambiental.

Portanto parece que como tudo na vida tem e deve ser analisado sobre os dois lados, há pessoas que usam a ambição de forma egoísta pensando somente em si mesmo sem levar em consideração o outro e há pessoas que a partir deste sentimento realizam modificações, transformações e crescimento em benefício de muitos.

Concluindo todo ser humano nasce com a predisposição para desenvolver sua ambição, como você irá fazer isso é que é o diferencial. Ah! só mais uma opinião , sem ambição não haveria progresso estaríamos ainda no tempo das cavernas não é?




“Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada não nos torna sem ambição.” Carlos Drummond de Andrade


TERESA ZOGAIB



















                                                       














  

2 comentários:

  1. Adorei...mto interessante!.. bjos andrea

    ResponderExcluir
  2. Perfeita a análise, Tereza! Como em tudo na vida, é necessário procurar o equilíbrio. Beijos e parabéns pelas mil visitas!

    ResponderExcluir