09/11/2011

DE NOVO ESSA BIRRA


Praticamente todos os pais passam por períodos de desenvolvimento infantil onde seus filhos expressam seus sentimentos de desprazer através da birra. Esse  comportamento é esperado entre 18 meses até por volta dos 05 anos, sendo que quanto menor a criança mais ela usará seu corpo para mostrar seu descontentamento e frustração  como, por exemplo: se atirar no chão, gritar, chorar, agarrar nos pais, muitos ainda escolhem fazer isso em locais públicos. Apesar de muito desagradável   os teóricos do comportamento infantil afirmam que esta situação faz parte da vida  infantil, ou seja, do crescimento. É  a fase onde a criança busca enfrentar seus pais para realizar seus desejos e vontades.

Aos pais cabe colocar limites e ensinar ao filho que ele pode e deve agir de outra forma, dizemos que os pais devem mostrar como conviver com situações de frustrações (o famoso não) e explicar como desenvolver autocontrole. É  fácil? Com certeza não, mas vale muito à pena, crianças necessitam  aprender a lidar  com sentimentos desagradáveis de forma mais saudável e cada vez mais precisarão ter habilidades para o bom convívio seja na família, escola, enfim  em relações sociais e futuramente profissionais.
Outra situação que geralmente prevalece para que a  criança consiga tudo o que quer é a do sentimento de culpa  que os pais têm por passarem períodos longos longe dos filhos tornando-se cada vez mais pais permissíveis.
Situação essa que a criança percebe e usa isto a seu fator. Esta  admirado?  Crianças são muito espertas.


Concluindo, é difícil lidar com as birras, mas não desista você estará fazendo o melhor para seu filho e para a relação familiar. Lembrem-se crianças necessitam de hábitos  voltados para a organização isto é muito importante para seu desempenho e desenvolvimento atual e futuro.


DICAS
·       Não bater e não gritar com a criança isso só irá piorar a situação deixando-a mais agitada, angustiada e com raiva.
·       Antes de sair  de casa procure negociar com seu filho e cumpra o combinado.
·       Nunca cedam as birras da criança.
·       Não se deixe  manipular  por eles nesse momento.
·       Mantenha a calma, eu sei que é difícil, mas você também  deve modificar seus comportamentos para lidar com a birra.
·       Ignore  a birra, no começo a criança provavelmente irá chorar mais alto com o tempo perceberá que não esta dando resultado e mudará suas atitudes.
·       Não brigue com seu filho na frente de outras pessoas (humilhação).
·       Se  não conseguir  conter a birra pegue a criança no colo e saia do local, depois quando ela estiver mais calma  converse e explique o que aconteceu.
·       No caso da birra ser em sua casa leve  seu filho ao quarto e o deixe por pouco tempo sozinho. Ele perceberá após algumas vezes que esse comportamento não esta dando certo.
·       Pais devem cumprir funções paternas, podem e devem ser "um pai amigo", mas nunca somente amigo.
·       Muitos pais preferem dar brinquedos, mas não brincam com o filho, crie esse hábito você estará ensinando  regras, limites, atenção e afeto.
·       Não de castigo que você não possa cumprir.
·       Quando a birra se torna repetitiva estabeleça contato físico com seu filho, fale baixo e calmamente, segure seus bracinhos para  tentar fazê-lo parar e olhar para você pegue o no coloco faça carinho e tente desviar o assunto mostrando  outra coisa que chame sua atenção.
·       Quando a birra passar, busque conversar bastante com  ele mostre o que aconteceu e o que ele perdeu com  essa atitude.
·       Quando a criança demonstrar  comportamento assertivo reforce positivamente, isto fará  com que ele perceba que consegue lidar com a frustração de forma mais adequada.


Teresa   Zogaib

 
   


      
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário