06/06/2012

Continuo Insatisfeito com Minha Vida



Por que tantas pessoas saudáveis, realizadas profissionalmente e com um grande amor vivem insatisfeitas? Acredito que atualmente a grande maioria das pessoas está aprisionada na condição de “ter” socialmente, muitos buscam o ter como forma de representação social no meio que vivem, ou melhor, que se relacionam.

É lógico que é muito bom ter, se este trouxer além da satisfação pela conquista um significado maior no mundo interno (emocional) de cada um de nós, tornando a pessoa mais completa frente a vida.

Vamos dar uma olhada nisso mais de perto, nossa sociedade estimula a todo instante consumir, para você ser aceito em seu meio social, é esperado que você tenha o mesmo ou um padrão maior do que os outros. Interessante observar que quando a pessoa tem mais do que os outros de seu grupo ele imagina ser um grande vencedor, acredita mobilizar maior respeito, destaque, sucesso e inveja nas outras pessoas e com isto a ilusão de ser bem sucedido e feliz.
 

Como chegamos a esse ponto? Vivemos um momento muito competitivo, de grande rivalidade nos diversos grupos que estamos inseridos como: a família, amigos e profissional. Para atingirmos o padrão imposto e aceito pela maioria das pessoas temos que ser melhor a cada dia, vivemos conectados recebendo muitas informações e por consequência mobiliza cada vez mais nossos desejos para ser o melhor, como se somente isso fosse a grande condição humana.

É justamente esse movimento que nos dá a sensação de que falta algo a mais em nossa vida, o sentimento de vazio é transformado em angústia, decepção, fracasso, depressão e tudo aquilo que pensávamos que éramos cai abaixo e surge a impotência em relação ao que desejo da minha vida.

  
Muitas pessoas se esquecem de perguntar a si mesmo se desejam o que realmente querem para si ou se desejam o que é considerado como sinônimo de uma vida bem sucedida, mesmo que aquilo não tenha muito sentido para mim eu faço pela minha necessidade de mostrar que posso a outra pessoa.

É esta questão que normalmente observo em minhas consultas e noto que a grande maioria das pessoas adquire uma identidade prédeterminada pelo grupo social, o que geralmente origina um grande conflito interno entre o que sou e o que me tornei o que pode estar na raiz de vários sintomas tanto comportamental como emocional.


Tudo na vida depende de bom senso , quando algo como um comportamento é extremado fique atento , pode ser o início da insatisfação, você passa a reclamar o tempo todo de sua vida, seu humor começa a flutuar durante o mesmo dia , a irritação e a impulsividade se faz presente e você acaba perdendo sua capacidade de flexibilizar para fazer boas escolhas e modificar seu dia a dia.

Penso que devemos acreditar em nossos desejos e desenvolver projetos traçando metas reais para atingir nossos objetivos, valorizar nossa conquista e nos apropriar dela, isso trará bem estar e maior sentido a você, pois foi você que escolheu seguir esse caminho. Saborear o resultado final, o que é muito diferente de estar desejando o que é pré determinado pelo outro.Quando queremos sempre ter o que o outro tem chamo a isso de ganância e este nunca tem fim principalmente porque vem acompanhado da inveja, cobiça e do egoísmo.

O melhor é você refletir de forma realista seus desejos dando sentido e significação a eles para que os mesmos ampliem sua qualidade de vida.

Dicas para lidar com a insatisfação
·     Reflita sobre o que é realmente importante para você.
·     Busque atividades que proporcione prazer e diminua seu stress.
·     Valorize pensamentos positivos para desenvolver autoconfiança.
·     Trabalhe seu desenvolvimento social e espiritual, ter fé é um excelente companheiro em nossa vida.
·    Desenvolva hábitos e atitudes saudáveis você terá mais energia para vida.
·      Seja mais flexível para lidar com imprevistos em seu cotidiano.
·    Aprenda a fazer boas escolhas, a lidar com limite, a compreender que nunca temos tudo ao mesmo tempo.
 
Concluindo pare de reclamar e aproveite essa insatisfação para modificar sua vida no sentido de ampliar sua possibilidade para ser feliz.
Seja Feliz
Teresa Zogaib



2 comentários:

  1. Cida corrêa
    cada texto que você publica mais eu aprendo continua publicando amiga só assim eu vou aprendendo a lidar com o me emocional amei seu texto um beijo garnde

    ResponderExcluir
  2. Querida Cida, você como sempre muito atenciosa e carinhosa.Eu também aprendo muito com os comentários de vocês.Agradeço por vc ler o blog.
    bjs Teresa Zogaib

    ResponderExcluir