29/04/2012

Existe criança psicopata?


A ideia deste post surgiu depois de uma discussão de caso clínico em um grupo de estudo, o que diante das hipóteses levantadas me fez pensar muito a respeito do tema.


Em primeiro lugar destaco que muitas pessoas confundem a fase do desenvolvimento infantil que é esperado que a criança por ser pequena (2/3 anos), utiliza seu corpo como defesa,  principalmente porque todas suas atividades são corporais, enfim elas usam o corpo como forma de demonstrar descontentamento (mordida, tapas etc.)para com o amiguinho da escola. Esta fase passa desde que a criança tenha pessoas que explique a ela outras formas de lidar com a insatisfação, lembro que comportamento é modulado através da aprendizagem social. Nesta situação também tem um aspecto muito importante a criança sente culpa e chora por ter feito isso ao outro.



Quando falo sobre criança psicopata estou  me referindo a crianças que apresentam com grande intensidade e frequência comportamentos voltados para: agressividade, impulsividade, indiferença em relação aos outros como também a sentimentos, mente muito e não fica envergonhado quando é descoberto, enfrenta qualquer pessoa , não respeita figuras de autoridade( pais, professores), desafia o tempo todo vê somente a si mesmo sem estabelecer laços afetivos com outras pessoas, começam a fazer pequenos furtos, brincam de maneira estereotipada sem criatividade e dificuldade de aprendizagem formal.



Como a psicologia e a psiquiatria lida com diversos transtornos para sistematizá-los e denominar estes transtornos encontramos outra forma de funcionamento mental chamado de Transtorno Opositor, este também tem como características diversos comportamentos citados acima, o que dificulta o diagnóstico da criança psicopata, deixo claro que apesar da semelhança quando uma criança é diagnosticada com este transtorno não significa que ele é ou será uma psicopata. Grande parte dessas crianças necessita que seus pais coloquem mais regras e limites para que o filho lide assertivamente com a frustração. O grande diferencial é a intensidade e frequência dos sintomas, junto com ausência de culpa e como consequência de remorso, o prazer sádico em fazer o outro sofrer e relacionamentos com conotações perversas para com os coleguinhas.



Lembro-me de um atendimento de uma menina na época em torno de sete anos que adorava nas sessões lúdicas brincar arrancando a cabeça e as pernas da boneca, furando os olhos dos animaizinhos e dizendo que gostava que eu olhasse para que eu ficasse muito triste. A criança demonstrava muito prazer em seu sadismo e justificava que fazia aquilo porque os brinquedos eram culpados por torcer contra ela.


Voltando ao texto, outro dado importante é a família aceitar que, seu filho precisa de ajuda e o grau de comprometimento da criança, situação que aconteceu neste exemplo. Apesar da minha insistência em indicar um psiquiatra infantil para unir a terapia, isto só aconteceu quando ela perfurou os olhos de seu animal de estimação.



Concluindo, para fechar um diagnóstico é necessário que a criança tenha em torno de sete anos, antes já haver indícios desde pequena e que este seja feito por psiquiatra e psicólogo infantil com experiência nesse transtorno.


Há correntes de pesquisadores que acreditam ser um transtorno genético, já outros que o ambiente que a criança está inserida é que pode mobilizar a psicopatia.Eu acredito que o transtorno seja uma somatória destes dois fatores.



Dicas para lidar com a criança psicopata:


·         É dever dos pais conhecer bem, acompanhar o desenvolvimento e necessidades de seus filhos.


·         É  dever de a família agir de forma firma em relação a regras, normas, limites e organização dos filhos.


·         Como a criança é impulsiva e apresenta comportamento desafiar não permitir que ela controle e mande na família.


·         Quando os pais colocarem limites não deve ceder ou desistir de cobrar o que combinou com o filho, portanto avalie a situação e use bom senso.


·         Quanto mais cedo buscar ajuda profissional melhor será o prognóstico.



Teresa Zogaib

10 comentários:

  1. check out my blog, and follow me if possible http://blogoficialdovinicius.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tento sempre ficar atenta ao comportamento do meu Pequeno... e tento ensinar a lidar com as mais diversas situações... Acredito que bater e levar umas mordidas vai fazer parte do processo dele de adaptação e aprender a entender os limites dele e dos colegas... Acho que ele está se saindo bem...
    Adorei o texto e aprender mais...
    bjs
    Falou Tchau

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o texto, Tereza! Passei para te desejar um ótimo final de semana!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. OLA SOU PROFESSORA TENHO UM ALUNO QUE FOI DIAGNOSTICADO COM TRANSTORNO DE COMPORTAMENTO.ELE TEM TODOS OS SINTOMAS DE UM PSICOPATA. GOSTARIA DE SABER COMO LIDAR COM ELE NA SALA DE AULA POIS ELE É MUITO AGRESSIVO. FICA DIFICIL DAR AULA COM ELE POIS ELE BATE NOS COLEGAS E QUANDO É REPRENDIDO ELE AVANÇA COM O QUE TEM NA MÃO. NÃO ADIANTA SER AUTORITARIA COM ELE POIS ELE TORNA MAIS AGRESIVO.QUANDO TUDO PASSA VOLTA A SALA COMO NÃO TIVESSE ACONTECIDO NADA. ISSO NÃO ACONTECE SO NA ESCOLA EM CASA TAMBÉM .

    ResponderExcluir
  5. acredito que tennha mais de 4%de psicopatas convivendo na sociedade ,ja convivi e convivo com um.

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca pensei a respeito disso,mas agora em junho de 2012 recebi em minha casa a visita de meu cunhado,esposa e suas 2 filhas,a mais velha de 6 anos de um comportamento q me deixou chocada.Ela conseguiu me atingir não fisicamente ,mas meu psicológico,minha filha de 9 anos era perseguida o tempo inteiro,e isso me atingia com certeza,via aquilo e não podia fazer nada para não magoar meu esposo,pq então acharia q eu estaria destratando a família do irmão dele.Foram 5 dias terríveis...eu não me sentia mais em minha casa,parecia uma intrusa dentro de minha própria casa.Quando entraram no elevador na noite q foram embora, a minha reação e de minha filha foi chorar,choramos de soluçar as duas,veio muitas sensações,de alívio,de angústia, de raiva.A menina era dissimulada,mentirosa,ardilosa,ameaçadora,nossa não acreditava q uma criança de 6 anos me destruiu por dentro,acabou comigo nesses 5 dias...foi terrível.

    ResponderExcluir
  7. Sou professora de ensino infantil e fundamental, percebo nos dois ciclos presença de muitas crianças com comportamento assustador, violento o nível de agressividade para com os colegas é muito grande e pior, quando os pais são alertados não acreditam nos professores e defendem seus filhos......

    ResponderExcluir
  8. Meu filho tem 11 anos, sempre foi uma criança muito traquina e impulsiva e tambem com grandes traços de ansiedade, ha dois anos eu e o pai dele nos separamos,começou a fazer acompanhamento psicologico, mudamos de cidade e colegio, ele começou a sofrer bulling no colegio, foi molestado sexualmente por um garoto maior de 17 anos, ate que a psicologa aconselhou a procura de um psiquiatra por ele não responder a terapia. Levei e ele foi diagnosticado com depressão, esta em tratamento, mas a psiquiatra fez na ultima consulta um possivel prognostico de transtorno bipolar. Estou muito assustada, ele é manipulador, carinhoso, se irrita fácil com quem vai contra as opnioes dele, gosta muito de sua cadelinha, mas a maltrata vez por outra. Ele faz chantagem emocional comigo e com o pai...por favor me dê sua opinião, me oriente como agir.

    ResponderExcluir
  9. É possível uma mãe psicopata, criar filhos e torna-los também psicopatas?

    ResponderExcluir
  10. é possivel detectar sintomas de psicopatia em bebes? tenho um filho de 2 anos e meio que apresenta caracteristicas enlouquecedoras mas nada é muito claro, o detalhe é que é filho de um psicopata.

    ResponderExcluir