02/04/2012

As Aparências Enganam?


Outro dia encontrei uma conhecida que estava muito aborrecida e desapontada, afirmava a todo instante em nossa conversa como uma pessoa que se dizia tão sua amiga pode enganá-la tanto.


A partir dessa conversa fiquei pensando quantas e quantas vezes ouvi a mesma história, o que mudava era o personagem principal, ora amigo, ora namorado, marido, mas sempre o mesmo desfecho "como eu me deixei enganar".
Mas afinal por que as aparências nos enganam tanto, o que acontece que a pessoa não consegue perceber como o outro é?


Estudiosos da Psicologia afirmam que quando conhecemos alguém ou enfrentamos alguma situação nova temos por hábito (sobrevivência) fazer uma avaliação do outro, ou melhor, um pré-conceito de como a pessoa é, e a partir disso construímos uma pessoa com características, personalidade e comportamento baseado em nossa percepção sensorial e acreditamos que o outro é como o vemos a partir de nossa ótica.
Cuidado, você pode estar enganado e isso pode gerar muitos incômodos a você e a outra pessoa, portanto antes de sair por ai falando o que acha do outro pare e reflita como você o enxerga, o quanto tem do outro (realidade) e o quanto você projetou nele (fantasia).



Enfim esses enganos são normais e em sua maioria quando você da oportunidade para o outro se mostrar todo esse mal entendido pode acabar e você ainda poderá achá-lo uma pessoa incrível para se relacionar.
O que você pode tirar dessa experiência é prestar mais atenção para não continuar repetindo esse jeito de pensar, com isso você evita idealizações, frustrações, enganos e confusões, fora a energia que gasta nesse processo todo. Ok?


 Agora vamos falar de outro tipo de engano, é quando a pessoa veste a máscara social e se mostra como você gostaria que ele fosse. E você que já esta carente com vontade de ter novos amigos ou relacionamentos afetivos encontra com esse tipo de pessoa e acredita que agora achou a pessoa perfeita e que será feliz junto a ele. Imagina que irá dividir seus segredos, problemas, projetos e alegrias.

Isso sem falar nos relacionamentos afetivos, como você desejou tanto uma pessoa como ele, você se afasta dos amigos, muda o rumo de sua vida e após algum tempo , a mascara cai e você se decepciona e sente muita raiva dele e sua também por ter se deixado enganar



Como tudo na vida é experiência aprenda com essa também para não se enganar novamente, comece cuidando primeiro de sua carência, depois vá construindo a relação sem deixar sua identidade.

O perfil de pessoas que tentam enganar o outro geralmente esta relacionado com a voracidade e a inveja, querem tudo da outra pessoa para si, somado a isso temos um desvio de caráter. Utiliza-se do outro sem pensar nos danos e na dor que isto poderá causar a ela, situação esta que não o incomodará, pois o que importa é alcançar seu desejo.
 

Para não cair novamente nessa armadilha trabalhe sua carência, desenvolva seu autoconhecimento e se torne mais seletiva no sentido de escolher pessoas com as quais você terá prazer e confiança para conviver.

Já em relação a pergunta do inicio do texto se as aparências enganam, enganam sim por um período, mas uma hora a mascara cai e você enxerga de verdade com quem está se relacionando.


 
Seja Feliz

Teresa Zogaib

3 comentários:

  1. Muito bommm!É bem por aí mesmo...

    beijoss

    Cacau Rivas

    http://www.blogdacacaurivas.com.br/

    @Blog_CacauRivas

    ResponderExcluir
  2. Oi Cacau fiquei muito contente por vc ter passado por aqui.
    Precisamos tomar dois cuidados, um para não pré julgar
    alguém logo que conhecemos e outro para não nos deixarmos

    enganar por alguém que no fim só quer tirar proveito.
    Bjs Teresa

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto Teresa! Infelizmente nos engamos sim, mas como você disse é por um tempo... mas as vezes já foi o tempo suficiente para se tornar uma grande decepção.. Enfim, isso acontece e com o tempo vamos aprendendo a lidar melhor com essas situações. Beijo grande!

    ResponderExcluir