11/04/2012

Será que consigo superar essa crise ?


Em todo minha vida nunca conheci ninguém que não tenha passado por várias situações de crise.
Chamo de crise quando ocorre uma modificação da forma que eu estava vivendo, quando somos obrigados ou escolhemos sair de nossa zona de conforto, isto mobiliza expectativa, ansiedade, angústia e medo entre outros sentimentos. Temos mania de controlar tudo em nossa vida e muitas vezes na vida do outro também o que só piora a situação, mas voltando para a crise, quando temos que mudar não é diferente, como não podemos prever nossa reação muito menos saber se a nova situação vai dar certo, surge a  insegurança do novo e lá vem a crise ,o que causa grande desconforto.

Todos nós passamos por crises em diversos momentos de nossas vidas, vejamos então: há crises consideradas naturais do desenvolvimento humano, passamos de uma fase para outra como quando entramos na adolescência. Lembra como era difícil? Quanta vergonha sentiamos de nosso corpo, jeito de ser, fora o medo de não ser aceita pelo grupo.
Essas crises não tem como não passá-las e como a natureza é sábia ela nos da ferramentas para enfrentarmos e nos adaptarmos e assim vamos vivendo cada etapa de nossa vida.

Outras crises estão relacionadas com situações inesperadas como por exemplo, uma perda repentina, doenças etc. Há outros momentos que podemos ir de encontro a uma determinada situação desencadeando algo como por exemplo perder o emprego, rompimentos afetivos ou famíliares etc.
Por fim a famosa crise existencial , sem que você note um dia ela surge e passamos a pensar o que estamos fazendo de nossas vidas, qual o rumo que ela esta tomando e quais decisões terei que tomar para mudar? Esse tipo de crise aparece  quando não estamos contentes com nossa vida ou sentimos uma sensação de vazio, o que pode mobilizar sentimentos que até então  não pareciam tão ameaçadores como angústia e um medo paralisante, o que pode levar a um quadro depressivo , crise de ansiedade ou pânico entre outros.

Estudiosos do comportamento afirmam que tanto as crises positivas que são aquelas em que a pessoa tem a possibilidade de atingir seus objetivos e metas como as crises negativas que envolvem perdas, mobilizam reações de enfrentamento e superação dependendo do perfil  e de como cada pessoa  as enfrenta.
Já os psicólogos apontam que a forma de interpretar e reagir a uma crise esta relacionada com a maneira da pessoa lidar com situaçõers conflituosas, falam que pessoas que foram criadas ou vivem em ambientes que estimulam a auto estima, segurança, autônomia e flexibilidade apresentam tendência a superar as crises vividas de forma mais saudável, aproveitando esses momentos para transformar suas vidas e ampliar seu bem estar.

Já pessoas que vivem a vida de forma mais negativa, acreditando que são sempre azaradas, que não conseguem atingir seus projetos e  desistem desses facilmente apresentam maiores dificuldades para superar o que estão vivendo.
Concluindo acredito que a capacidade de superar suas crises esta relacionada principalmente com seus
recursos internos transformando-os em atitudes mais assertivas .Para que isso aconteça é importante você: pensar, refletir, utilizar sua inteligência emocional a seu favor, ter paciência mas não confunda com acomodação  e ser flexivel.
 
Transforme tudo isso em pensamentos e atitudes ,tenho certeza que seu caminhar em busca da superação será mais equilibrado.Busque ajuda profissional se achar necessário , você aprenderá a se auto conhecer e enfrentrar melhor seus desafios.

                                                                          Seja  Feliz
                                                                      Teresa  Zogaib



Um comentário:

  1. Adorei, Teresa. Quem nunca passou por isso né? Realmente nesses momentos temos que buscar no mais íntimo do nosso ser, a nossa inteligência emocional. Só assim poderemos sair com saldo positivo das crises que vem nos perturbar. Beijos.

    ResponderExcluir