24/04/2012

Conflitos Familiares


 

Tenho observado ao longo dos anos em meus atendimentos as modificações que vem ocorrendo com a relação familiar, a grande maioria que busca auxílio em meu consultório trás com queixa seus conflitos o que acarreta crise.A princípio destaco que toda família passa por estas fases o que em si não é ruim,dependendo como a família lida com ela, já que a relação interfamiliar é complexa e intensa.

Percebo que estes momentos geralmente estão associados a disputa de poder, rivalidade, ciúmes, simbiose  etc.
É necessário dizer que apesar de todos serem da mesma família ,cada pessoa é única e singular, situação esta que pode gerar  dificuldades, já que interpreta a crise familiar de acordo com sua visão e história de vida.
 
 
Lembro que cada família tem seu próprio jeito de funcionar baseado em valores, regras, cultura e normas. Entre os mais variados tipos podemos ver: famílias hipocondriacas onde a predominância do relacionamento esta voltado para a valorização da doença( forma de chamar atenção).Famílias vorazes, que buscam sempre retirar ou se aproveitar de benefícios obtidos em suas relações, apresentam comportamento egoísta e são  muito competitivos.
Já outras apresentam uma dinâmica simbiotica, onde a família se fecha para as relações com outras pessoas, geralmente acarreta dificuldade em aceitar namoros, casamentos etc.As famílias narcisicas são aquelas que só eles são ótimos, sempre os melhores, apresentam comportamento arrogante.
 
 
É importante lembrar que é dentro do núcleo familiar que acontece um" caldeirão" de emoções, estas já são assimilados desde que a criança é pequena, lembro que comportamento é aprendido e que as crianças observam as atitudes e os valores dos pais, portanto eles são o modelo e posteriormente irão reproduzi-los.
É comum observarmos em famílias que vivem apenas cumprindo normas socias obrigatorias como por exemplo Natal, o esvaziamento dos vínculos afetivos entre seus membros. A relação acontece através da competitividade , um querendo ser melhor do que o outro, rivalidade, agressividade, raiva e muitas vezes de desprezo entre as pessoas.
 
 
Atualmente acredito que a grande crise esta relacionada com os papéis desempenhados pelas figuras materna e paterna, muitos sairam de uma educação autoritaria e com medo de errar passaram a criar seus filhos com muita liberdade, esquecendo de colocar limites, de ensinar a lidar com a frustração, ter respeito e tolerância para com o outro.
                                                    Enfim a família  pode  dar  certo?

Claro que sim para isto as relações devem ser baseadas em vínculos afetivos, estes são mais fortes até do que os vínculos sanguineos.
-É necessário que cada pessoa tenha seu espaço para expressar sua individualidade  e ser respeitado.
-Aprender a arte de conviver, lembrando que para que isso aconteça deve-se ter a capacidade de se colocar no lugar do outro.
-Exercitar: respeito, tolerância, solidariedade, apoio em situações de crise


Concluindo não existe família perfeita , procure valorizar os bons momentos ,isto aproxima as pessoas e amplia o vínculo.E principalmente quando você criar sua nova família mantenha o bom que você trouxe em sua história de vida e some com o novo que você pode fazer agora para não repetir os mesmos erros.
                                                                             
Seja  Feliz
Teresa  Zogaib


Sugestão de filme: Parente é Serpente













































Nenhum comentário:

Postar um comentário