23/03/2012

AUTO SABOTAGEM


  
Há  pessoas que apresentam grande tendência a repetir determinados fatos ou situações sejam elas a nivel sócio afetivo ou profissional. Sem perceber repetem constantemente algo que não é benéfico a si mesmo, isso acontece de maneira inconsciente e ocasiona na pessoa um grande sentimento de auto punição. Outras pessoas apesar de acreditarem que estão preparadas para modificar suas vidas e que nunca mais irão cometer os mesmos erros, quando pensam que fizeram escolhas principalmente afetivas diferentes da anterior ,que para falar a verdade já tinha sido  um verdadeiro caos, se deparam novamente com a mesma vivência e instala-se de novo a situação caotica.

Acho muito interessante porquê ao escutar essas pessoas falarem observo que elas durante todo o processo de  tentativa de mudança de seus comportamentos não percebem que buscaram situações ou pessoas muito semelhantes   que as levou fracassar.   A grande  maioria se pergunta por que  isto ocorre com elas ?  Na verdade isso torna-se repetitivo por não ter ocorrido uma modificação interna a nivel de elaboração para que realmente haja uma mudança eficaz, há comportamentos tão enraizados em nossa mente que para mudá-los será necessário um processo de auto conhecimento e muita persistência para transformar o que da errado em algo novo e mais salutar.

Todo esse processo descrito acima chamo de auto sabotagem e apesar dele ser inconsciênte esta relacionado com outros sentimentos como : medo. menos valia, auto estima rebaixada situações estas que desencadeam  comportamentos auto punitivo, culpa e falta de coragem para que a pessoa tome atitudes mais assertivas para ter uma vida mais feliz.
Freud em 1937 escreveu "Os que fracassam ao triunfar", falando sobre características das pessoas que passam a vida se auto sabotando, destacou uma personalidade auto punitiva e afirmou que a origem esta no início de sua infância , como por exemplo: a falta de reconhecimento  e de modelo positivo para ensinar a criança a acreditar e a confiar mais em si mesmo,desenvolvendo segurança para enfrentar a vida.

Outros apresentam junto a essas características sentimentos de rejeição, desenvolvendo medo de se arriscar e ser feliz conseguindo atingir seus objetivos, sentem que não merecem e por fim acabam fracassando , o que torna-se im círculo vicioso formando uma zona de conforto, isto é estão muito mais preparados para lidar com o fracasso do que com o sucesso.
Para lidar com toda essa situação descrita a pessoa busca explicações fora dela( ambiente), quando a maior dificuldade esta é dentro dela , pois é mais fácil acreditar que é azarado do que reunir forças e se arriscar ao novo que a vida esta oferecendo.

Se você se auto sabota tome bastante cuidado para não cair na armadilha e se quiser modificar busque:
  • Perceber seu medo e descobrir quais situações que o mobiliza para aprender a lidar com ele.
  • Pare de buscar desculpas justificando o porquê você não enfrenta novas situações . Troque as desculpas por atitudes.
  • Não adie suas decisões e tarefas por receio de não conseguir fazê-las , a isto chamamos de procrastinar.
  • Não desista facilmente de seus objetivos.
  • Se sua escolha foi errada busque identificar quais situações devem ser mudadas e cuidado para não repeti-las.
  • Observe seus aspectos mais fragilizados para compreende-los e troque-os por auto confiança.
  • -Busque ajuda profissional para auxiliá-lo nesse novo caminhar .
  Acredito que você será muito feliz escolhendo o que realmente quer acreditando que você dará  conta
de realizá-los.

                                                                                Seja  Feliz
                                                                         Teresa   Zogaib

 

2 comentários:

  1. Amei Tereza!!! Peço a permissão de indicar para algumas pessoas, pois é de grande valia. Porque enquanto não perceberem a repetição de padrão de seus comportamentos, de vir a tona o entendimento, as mesmas, irão continuar nesse ciclo desgastante. Muito obrigada!!! Bjos Marina Tranzillo

    ResponderExcluir
  2. Marina que prazer encontrar vc por aqui,fico muito feliz.Em relação a indicar o blog
    fico muito contente e agradeço a sua generosidade.
    Bjs Teresa

    ResponderExcluir