15/07/2012

Transtorno Obsessivo Compulsivo. - TOC


Entre os diversos transtornos psíquicos estudados um dos que causam maior sofrimento é o Transtorno Obsessivo Compulsivo, o mesmo prejudica de maneira muito significativa a vida do portador seja ele adulto ou criança.
Preciso deixar claro que estou falando de TOC, o que é diferente de hábito e organização. O TOC se diferencia devido ao excesso de preocupação causado por pensamentos invasivos na mente da pessoa, passando a controlar alguns comportamentos através da repetição dos mesmos. Quando a pessoa tenta não realizá-lo ela acredita que algo de ruim irá acontecer a ela.
Este pensamento distorcido, mas com grande força energética domina a mente da pessoa mobilizando para que ela refaça o comportamento cada vez mais, acreditando que dessa forma não ficará mais ansiosa e sentirá mais segurança.
 

O TOC, além da compulsão (repetição), trás consigo como características pensamentos obsessivos, ideias e imagens ( representações) que permanecem de forma insistente e contínua na mente do portador deste transtorno, o que mobiliza a repetição de ações pré determinadas com regras rígidas .O resultado é que quando há a repetição por algum tempo a pessoa sente menos ansiedade e angústia. Como a ansiedade não foi elaborada com o tempo ela é novamente sentida e todo ritual recomeça.
Enfim a pessoa fica aprisionada a este círculo vicioso e sua vida fica prejudicada já que a mesma apesar de ter alguma consciência deste comportamento incoerente, sozinha não é capaz de livrar-se dele.

Pesquisadores da área da saúde reconhecem que existem alterações entre algumas áreas do cérebro ligadas ao neurotransmissor que produz serotonina (genético). Também é possível verificar que os portadores de TOC apresentam histórico familiar somado a fatores psicológicos que não foram elaborados e estão intimamente ligados ao Transtorno de Ansiedade. Destaco que na fase infantil a porcentagem de meninos que apresentam TOC é maior do que de meninas, já nas fases de adolescência e adulto a porcentagem de portadores é igual.

Tratamento
É necessária a junção da psiquiatria para que o médico possa cuidar e receitar o antidepressivo correto adequado para o perfil daquela pessoa somado a psicoterapia para que o psicólogo trabalhe a mudança de comportamento, adesão ao tratamento, autoestima já que eles sentem vergonha de sua situação com também depressão por estar vivendo essa dificuldade que prejudica sua sociabilidade.


Entre os vários comportamentos encontrados, os mais comuns são: mania de doença, mania de limpeza tanto pessoal como com o ambiente, crença que se pronunciar determinadas palavras ou usar determinada cor, estas trarão alguma desgraça a sua vida. Muitos só entram nos lugares pisando sempre com o pé direito, outros ao caminharem nas ruas só andam em determinada cor como, por exemplo, preto. Mania de simetria, tudo tem que ser exatamente igual, quando isso não acontece os pacientes buscam a perfeição e passam horas atrás de algo que só existe na mente deles.

TOC- Infantil                                     
 Antigamente acreditava-se que somente o adulto era portador de TOC, atualmente já é possível diagnosticar crianças com TOC a partir dos quatro anos de idade. Os sintomas e o comportamento esta muito próximo ao verificado em relação aos critérios do adulto.
Lembro-me da importância do diagnóstico correto muitas vezes a criança passa por alguma situação sentida como algo conflituoso (ansioso) e utiliza-se de defesas como a repetição de comportamentos no intuito de preservar seu ego. Situação esta que desaparecerá mediante a solução do processo psicoterápico. O diferencial para o diagnóstico correto é a intensidade e a frequência dessas crises.


Dicas para lidar com o TOC

1-Exercícios de relaxamento.

2-Exercícios físico auxiliam a diminuição do estresse e ampliam a serotonina.

3- Apoio familiar, demonstrando compreensão e motivando o paciente para permanecer ao tratamento.

4-Orientar a família a lidar com o TOC, principalmente no que se refere ao esclarecimento que não é falta de força de vontade e sim de alterações físico psíquicas.

5- Busque compreender que você não precisa controlar de forma rígida sua vida para ser perfeito.

Concluindo, pessoas que apresentam TOC normalmente demoram em buscar ajuda. Lembro que quanto antes procurar tratamento melhor será para controlar o TOC e voltar a viver com maior qualidade de vida.
 

Seja Feliz

Teresa Zogaib




Um comentário:

  1. Também tenho toc, mas niguem saber.
    Fico repetindo tudo que faço.

    Por ex:Fecho e abro a porta varias vezes,apago a luz e acendo de novo varias vezes,escovo os dentes varias vezes direto,costumo repetir palavras varias vezes,etc...
    Hoje mesmo abrir e fechei a porta do espelho do banheiro 54 vezes.
    Isso me deixar nevorso fico com muita raiva.
    As vezes eu acho que vou consiguir controlar,mas eu nunca consigo,quando vejo ja estou fazendo denovo.
    Lembro aos 8 anos eu ja fazia isso.

    Derrepente vejo imagens ruins, e tenho pensamentos ruins. Não consigo controlar meus pensamentos.Isso atrapalha as vezes na hora de estudar.
    Tento ler um texto para estudar ,mas as vezes não consigo por causa dos pensamentos que não consigo controlar.

    ResponderExcluir