19/12/2011

Como é difícil dizer NÃO


Nesses anos todos de prática clínica se têm um assunto que norteia meus atendimentos é a dificuldade que a grande maioria das pessoas tem em dizer a palavra não. Observo que muitas pessoas que atendo, se a utilizasse adequadamente não sofreriam tanto, falo do sofrer psíquico, como a incomoda, angústia e do sofrer físico como a ansiedade, a insônia, a gastrite, a tensão nervosa, a pressão alta e por aí vai...

Penso que para estas pessoas dizer não ao outro mobiliza o sentimento de culpa por negar algo que ele deseja e esta culpa fica martelando o dia inteiro em sua mente como se ele estivesse decepcionado o outro, mas na verdade disse não a ela mesma, ficando com a sensação que algo não esta sendo digerido dentro de si. É o que muitos verbalizam estar com "um bolo na garganta" muitas vezes acompanhado por uma pressão no peito. Pronto a grande armadilha esta acionada ao invés de colocar limites no outro, já que a palavra não esta relacionada com a interdição, com a negação ou de forma mais objetiva com a condição de frustrar o desejo do outro é você que se frustra.



Mas por que uma simples palavrinha mobiliza tantos sentimentos e emoções? Bem em primeiro lugar para dizer de forma direta e clara é necessário que a pessoa se aproprie dessa condição, ou seja, você pode, deve e tem direito de usá-la, em segundo lugar requer certa dose de autoconfiança, situação rara a quem sempre diz sim com vontade de dizer não.



Em terceiro lugar, muitos de nós tivemos uma educação na infância onde foi nos ensinado que deveríamos ceder numa disputa, ou ter uma atitude de submissão para não incomodar ou aborrecer o outro. Desde muito cedo ouvimos dizer: isso não pode, não faça isto e confundimos o sentido da não interdição com o não em relação ao que no desenvolver da vida adquire o sentido de limites tanto para que o outro nos respeite como para nós mesmos. É importante aprender a falar não para si mesmo, é ele que irá nortear a carga de vida que você quer carregar. Não espere que o outro tome decisões ou diminua sua carga, faça você por você mesmo, com o tempo este comportamento se tornará uma pratica e você irá sentir-se mais leve e feliz.



Em quarto lugar pessoas carentes acreditam que cedendo ao outro terão sua atenção, admiração, reconhecimento, amizade, afeto. Grande engano, se você não se respeitar não espere que o outro tenha esses sentimentos por você, afinal você sempre cede e torna-se o que o outro deseja.



Por fim em quinto lugar é interessante perceber as fantasias ou crenças que a própria pessoa acredita que possa acontecer num relacionamento quando se diz não, como por exemplo: mobilizar a agressividade, deixar o outro aborrecido, ser rejeitado e abandonado, magoar e decepcionar a outra pessoa. Ao sentir tudo isso geralmente a pessoa recua e fala "sim”, pronto o comportamento foi repetido e você novamente fez o que não gostaria ,ficando com raiva, culpa e impotente.



Pense e reflita agora você é um adulto e neste mundo você deve rever seus conceitos,ser mais assertiva, exercer seus direitos e não desistir de mudar ou adquirir novos comportamentos. Eu compreendo que dá trabalho, mas é possível este é o caminho para você se respeitar, ter autoconfiança e ser respeitado pelo outro.

E se ele for embora é porque ele nunca esteve de verdade ao seu lado, relacionamentos passam por situações de negação e qualquer relação é uma via de mão dupla, quando somente um cede, está  na hora de parar e analisar o que esta acontecendo.



Dicas para mudar:



1- Coloque limites em você mesmo e na outra pessoa.

2- Ao falar seja objetiva, deixe claro seu posicionamento.

3- Controle a impulsividade.

4- Trabalhe sua carência, ela é uma das grandes responsáveis por você ter dificuldades em falar não.

5- Desenvolva sua autoconfiança.

6- Se necessário faça Psicoterapia ela ajudará a você se autoconhecer e aprender a lidar com suas dificuldades.





Seja Feliz

Teresa Zogaib


Um comentário:

  1. Bom dia querida! Realmente, duas pequenas palavrinhas monossílabas e que exigem muita reflexão antes de pronunciá-las. Mas a maioria não se dá conta e depois vem o arrependimento. Existe a hora do sim e a hora do não. Bem, um Natal iluminado, um 2012 abençoado! Dá um pulinho lá no blog...Tá tão bonito...rsrsrs, te espero! Bjo!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir