12/12/2011

CIÚMES, QUE SENTIMENTO É ESSE ?


O ser humano apresenta uma rede complexa de sentimentos e emoções. Estou chamando de emoção nossas reações corporais frente a uma situação vivida, por exemplo: taquicardia, respiração ofegante etc, acredito que a emoção está diretamente relacionada com o sentimento. Já por sentimento entendo que é algo que sentimos em determinadas situações como raiva, amor, ódio, medo, ciúmes etc.

Falando sobre ciúmes este é um dos mais intrigantes sentimentos vividos por nós, porque ao sentir, você vai de encontro ao que você acredita que poderá evitar que é o risco de perder alguém ou algo que gosta muito.


Quantas pessoas você conhece que romperam seus relacionamentos devido ao ciúmes? Com certeza já ouviu histórias de rompimentos por este sentimento seja a nível afetivo, familiar ou profissional. Casais que se separam e teriam tudo para dar certo, mas devido ao ciúme a relação foi destruída, famílias ou amigos que se afastam e com o passar do tempo a amizade terminou.



Vamos ver quais situações estão envolvidas com este sentimento? Primeiro o ciumento é aquele que tem medo de perder o amor de quem ele ama isto faz com que o ciúme esteja de mãos dadas com o medo de ser: trocado, traído ou abandonado. Depois a inferioridade, acredita-se que outra pessoa conseguirá estragar e destruir a relação, é como se o ciumento não tivesse construído nada sólido e de uma hora para outra ficasse abandonado.


Na verdade o ciumento não precisa que nada de concreto aconteça para que ele sinta-se ameaçado, ele interpreta e amplia uma situação e a história que ele imaginou torna-se real com um final voltado para a perda. Situação que irá desencadear outros sentimentos como: raiva, vingança, autoestima rebaixada, carência o que deixa a pessoa além de tudo insegura.
Quantas pessoas passam por todo esse processo doloroso e não percebe que enquanto não trabalhar suas inseguranças, seus medos continuarão sendo repetidos.



Provavelmente são pessoas que já tiveram experiências sentidas como ruins (abandonos, perdas, rejeição) em fases mais remotas de suas vidas e não conseguiram superá-las. Associam relacionar-se ao que viveram anteriormente e sem perceber destroem a possibilidade de ser feliz.


Muitas pessoas acreditam que ter ciúmes é uma prova de amor, engano amar é realizar trocas, ter confiança, respeitar a identidade e liberdade do outro, construir para que ambos tenham vontade de estar juntos.

Estudiosos do comportamento destacam que muitos confundem ciúmes com zelo. O ciumento acredita ser o dono (posse) do outro, controla sua vida para não ser traído ou abandonado. Já o cuidador zela pela outra pessoa, cuida para que a relação progrida de forma saudável. Pesquisas mostram que tanto homens quanto mulheres sentem ciúmes, só que de forma diferente, o homem tem ciúmes principalmente em relação à sexualidade exemplo outro homem fazer sexo com sua mulher, já a mulher tem ciúmes voltado mais para a afetividade, ela sente medo de ser trocada e de perder seu lugar na relação.



Também destacam que as mulheres assumem mais este sentimento e procuram formas de lidar com ele como a Psicoterapia.

Deixo claro que é natural sentir-se inseguro e ter medo de perder, o problema é quando este sentimento é ampliado, é bem possível o desenvolvimento de quadros neuróticos graves e crises de insegurança.

Concluindo o ciúmes tem cura, é possível modificar esse sentimento doloroso e adquirir um comportamento mais saudável o que é bom para ambos numa relação.



Dicas Para Lidar Com o Ciúme:
 
1- Preste atenção em seus sentimentos para compreender como você interpreta o que realmente esta acontecendo.

2-Busque ser companheiro, cuidador de seu parceiro e não dono (posse) dele.

3-Trabalhe sua autoestima, isto o deixará mais seguro.

4-Tente identificar quais situações dispara o ciúmes, isto irá auxiliá-lo a descobrir a origem desse sentimento.

5-Adquira alguma estratégia para lidar com a raiva, isto evitará que você discuta e piore ainda mais a situação.

6- Converse abertamente sobre suas dificuldades e insegurança com seu parceiro.

7-Procure ajuda na Psicoterapia para você modificar seu comportamento, isto possibilitará maior bem estar a você e por consequência para a relação.



Indicação de Livro: Ciúmes o lado amargo do amor

Autor: Eduardo Ferreira Santos

Teresa Zogaib


Um comentário:

  1. Te,
    Adorei o tema e vou repassar para varias pessoas ciumentas!!!Ontem falei de você e hoje vejo seu Tweed.Por que será que sou desprovida deste sentimento se já vivenciei perdas e abandonos em muitas situações e não consigo realimenta saber o que é isso!!!E vc mais do que ninguém sabe disso !!!Ainda volto para terapia para descobrir o por que de não sentir!!!rsrsr Talvez seja por já ter tantos outros defeitos!!!Pois acho ciúmes um porre e vejo entre minhas amigas e amigos o quanto destrói.

    ResponderExcluir