16/05/2012

Tem certeza que você perdoou?

                
 Durante todos esses anos atendendo posso dizer que já ouvi, vi e acompanhei pessoas com as mais diversas queixas, é claro que quando uma pessoa procura auxílio psicoterápico ela esta passando por uma crise em alguma área de sua vida. Costumo dizer que temos em nosso cérebro áreas responsáveis pela cognição, comportamento sócio cultural, profissional, afetiva e somática.

Afirmo que entre todas as áreas a afetiva é que causa maior turbulência em nossa vida, as outras mesmo estando em crise quando tem apoio emocional seja de um parceiro, amigo ou familiar consegue lidar melhor com o conflito vivido. Já o emocional em crise desencadeia muita angústia em quem esta passando por isso, podendo prejudicar o bom desempenho das outras áreas.
  
Ter alguém que você possa contar nos momentos difíceis é artigo precioso, se ele tiver a capacidade de te ouvir, suportar seu choro e ainda dar apoio acreditando e torcendo para que você supere suas dificuldades é realmente uma pessoa especial, cuide bastante dessa relação.
Estou falando tudo isso porque percebo que muitas pessoas apesar de ter esse amigo ao seu lado esperam que ele jamais o decepcione e como a vida não é linear um belo dia surge o inesperado vocês se desentendem e surge à mágoa e junto a ela vem a duvida, será que eu me enganei e não percebi como ele é? Situação essa difícil de lidar e vocês acabam rompendo uma grande amizade.
  
Quantas vezes observo e percebo que, o rompimento foi pior do que estar junto, concordo que tem certas atitudes que um amigo não deveria fazer, mas foi feito e se você olhar e ver que viveu mais experiências boas do que ruins que tal perdoar?
Temos em nosso mundo interno uma gama enorme de sentimentos, mas um dos maiores é o perdão, não estou falando de perdoar coisas simples e incomodas como esquecer que combinou de sair com você e não apareceu, apesar de você ter ficado muito brava é fácil perdoar esse tipo de situação, o próprio tempo faz isto tornar engraçado.

 
Falo da atitude de perdoar situações pelas quais as pessoas passam em suas vidas como rejeição, abandono, traição essas coisas mais difíceis de ser entendidas e que nos leva a sentir uma grande dor precisando de tempo para retomar a vida. É desse perdão real que falo, ele é muito maior do que a dor que você esta sentindo, na verdade é um sentimento tão grandioso que não é para qualquer um, muitos de nós irá viver uma vida inteira e não desenvolver a capacidade de perdoar.

Vejo muito isso acontecer entre casais, onde um ficou muito magoado com o outro, mas mesmo assim resolvem perdoar e ao invés de construírem um novo relacionamento agora com nova significação para que não sofram mais, passam à vida presentificando aquela mágoa e a relação não consegue crescer. Já a mágoa caminha a passos largos se transformando em vários outros sentimentos como a raiva, ironia e o desprezo de um pelo outro.


Como tudo na vida as relações também são difíceis de serem vividas, elas estão lotadas de sentimentos contraditórios como amor e ódio, portanto você corre o risco de magoar ou ser magoado pelo outro. Mas tem graça a vida sem se relacionar com alguém? Não preciso nem responder não é?
Se você queiser mesmo viver bem largue o rancor e a raiva estes sentimentos prejudicam a você mesmo, eles trazem consigo: tristeza, apatia, decepção e depressão, livrem-se disto será melhor, sua vida irá progredir, você terá mais energia para investir no novo, ninguém merece que você perca seu tempo com situações que já passaram, siga a vida em frente, sua saúde psíquica e física agradece.

  

Lembre-se como todo ser humano, mesmo pessoas que se gostam muito são capazes de fazer coisas que não são compreendidas por seus parceiros, mas se você se propôs a perdoá-lo exercite sua compreensão e releve, tenha atitude mais generosa , mas faça isso de verdade para que a relação tenha uma chance real.
Se não quiser mais conviver com a pessoa também perdoe, você não é obrigado a ficar do lado dela, mas é obrigado a cuidar bem de você, então para seu próprio bem perdoe e se perdoe.

  


Ser feliz é encontrar força no
perdão,                            
esperanças nas batalhas, segurança no

palco do medo, amor nos desencontros

É agradecer a Deus a cada minuto pelo

milagre da vida.

Fernando Pessoa



Seja Feliz
Teresa Zogaib











        

3 comentários:

  1. Mais uma bela postagem, parabéns pelo texto, amiga. Voz do povo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, também sou sua fã, leio seu blog todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. Adorei Teresa. É verdade, quando não conseguimos perdoar, quem mais sofre somos nós mesmos. Precisamos exercitr o perdão e ter uma vida mais leve. Beijos.

    ResponderExcluir