12/03/2012

Será que sou egoísta ?

 
Como vocês sabem trabalho e estudo comportamento, escuto e observo muito pessoas, acredito que são condições necessárias para minha profissão. Ultimamente tenho percebido muitas pessoas reclamando sobre relacionamentos sejam estes afetivos, amizades ou profissionais, mas sempre direcionados a questões voltadas para o egoísmo. A impressão que me dá é que a cada dia as pessoas sofrem mais com este sentimento que por si só é danoso dentro de qualquer relação.
Acho interessante destacar que a queixa sempre parte de quem se sentiu prejudicado ou ferido pela atitude egoísta, dificilmente escuto alguém assumir ser egoísta.

Pensando sobre este sentimento, chamo de egoísta uma pessoa que o tempo todo se coloca em primeiro lugar numa relação, é aquela pessoa que sempre tem razão, que quer receber tudo do outro e não quer ceder nada para esse outro. Se algo deve ser dividido entre eles para facilitar a resolução de um problema, não adianta esperar ele não irá ceder, pelo contrário acredita estar sempre certo e o outro que ceda se quiser permanecer a seu lado, o que, aliás, ele considera ser um prazer para você já estar ao lado dele.
Há alguns tipos característicos de egoístas como, por exemplo, nos relacionamentos afetivos, o egoísta apesar de estar junto ao outro, não se envolve da mesma forma, não compreende que relacionamento é uma via de mão dupla, onde as duas pessoas investem na relação para que a mesma cresça de forma sólida.
 
Para ele, o outro é que o compreenda já que ele nunca irá refletir sobre seu papel dentro da relação, é o tipo de pessoa que a falta, o erro, o engano nunca esta nele e sim em você, portanto tome cuidado pergunte a você mesmo se está disposto a ter uma relação assim. Geralmente estas pessoas acabam ficando sozinhas outras vezes envolvem-se com pessoas muito carentes com autoestima muito rebaixada somada ao sentimento de menos valia que aceitam migalhas de atenção só para pensar que tem alguém ao seu lado. Preço alto esse a ser pago, não?
 
Outro egoísta típico surge nas amizades, você deve conhecer o tipo, gosta de mandar em tudo, enquanto esta retirando de você tudo que acredita ser bom para ele e você estiver obedecendo todas suas decisões essa amizade vai bem, quer dizer, bem para ele, olha a carência aí, será que você precisa disso? Até porque quando ele cansar ou perceber que pode retirar coisas melhores de outra pessoa ele não irá pensar em você, irá embora e pronto, tudo que você aguentou não valeu de nada.
O mesmo acontece na profissão, à regra é sempre assim tudo é meu, e eu por acreditar ser melhor do que os outros não partilham nada com ninguém e assim o egoísta vai levando sua vida.

Por que será que há pessoas que preferem viver dessa forma ao invés de se relacionar com o outro fazendo trocas afetivas, dividindo sabedoria, enganos, colocando-se no lugar da outra pessoa e compreendendo o que ela necessita para melhorar a relação, abrem mão disso e optam pelo pensar somente em si mesmo.
Bem primeiro acredito que desde bem pequenos já precisamos nos sociabilizar, o bebê brincando, aprende a dividir seus brinquedos, quando ele tem um cuidador que o ensina isso, preparando-o para o mundo adulto dos relacionamentos. É assim que começamos a enxergar o outro, a se colocar no lugar dele e a partilhar nossas coisas enfim a nos relacionarmos sócio afetivamente.
 
Penso que quando a família mima demais ou não coloca limites impede que a criança sinta falta e a faz pensar que ela pode tudo, cuidado sinal de alerta o comportamento do egoísmo pode estar começando.
Enfim, também quero dizer que o egoísta é sempre voraz (quero tudo para mim), um orgulhoso (sou melhor que os outros) e no fundo há o sentimento da inveja (tudo é meu, você não tem mais do que eu).

Concluindo porque precisamos nos envolver com pessoas que nunca irão se colocar no nosso lugar e perceber que precisamos de mais atenção quando estamos carentes, carinho quando estamos tristes, cuidados quando adoecemos e incentivo para recomeçar quando fazemos tudo errado.
A vida é feita de relações saudáveis por isso ao invés de ficar sempre reclamando o quanto o outro é egoísta pergunte a você por que ainda permanece ao lado dessa pessoa?
 
Seja Feliz
Teresa Zogaib

5 comentários:

  1. infelismente acho que sou um desses egoistas,fico triste em saber disso,ajo quase desse modo com a pessoa que me relaciono,apesar de decepçoes...

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou assim :( Quero compreender o porque de ser assim e quero mudar... Mas os psicólogos são muito caros...

    ResponderExcluir
  3. procure psicólogos gratuitos e continue lendo bastante a respeito do assunto, se esforce para mudar de atitude. Eu convivo e amo muito alguém assim e apesar de ama-lo tanto, a um tempo venho me questionando porque tolero o seu egoísmo e sei que não demora muito eu vou ter que deixa-lo Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Estive em um relacionamento com um cara assim... sofri e sofro muito até hoje com suas ameaças, pois o mesmo se sente meu dono!

    ResponderExcluir
  5. Estive em um relacionamento com um cara assim... sofri e sofro muito até hoje com suas ameaças, pois o mesmo se sente meu dono! #JRM

    ResponderExcluir