28/02/2012

INFIDELIDADE

 
 
Ao longo da história da humanidade o tema sobre traição sempre despertou curiosidade e mobilizou diversos sentimentos dolorosos como abandono, rejeição, menos valia, dor, angústia e por ai vai...
Apesar das modificações comportamentais e culturais resultado da revolução sexual principalmente na década de 60 esse tema continua marcando profundamente os relacionamentos.
 
Há vários tipos de infidelidade, a mais comentada esta voltada para os relacionamentos afetivos. Quando um casal passa pela traição o impacto sentido pelo parceiro traído e vivido como algo muito doloroso e geralmente o primeiro momento é de difícil aceitação.
Muitas pessoas relatam que perderam o chão, o rumo de suas vidas e se questionam o porquê isso aconteceu com ele.

  
Podemos levantar várias hipóteses, do porque aconteceu, o fato é que aconteceu algo que possivelmente já não vinha bem na relação. O melhor seria que ambos conversassem sobre o que esta acontecendo na relação, mas isso exige maturidade e responsabilidade, onde cada um responderia por suas falhas e, faltas e desinteresse no relacionamento, o que exige coragem.


Muitos casais ao invés de resolver e buscar juntos superar a crise buscam uma saída mais simplista que é se envolver com outra pessoa mantendo dessa forma sua vaidade pessoal e culpando o parceiro pelo fracasso da relação.
Concordo que é uma fase difícil que mobiliza muita angústia e ansiedade, mas acredito que você tem sim como sair dessa e novamente se relacionar apesar do medo de sofrer. Acredite sua capacidade de amar fica preservada e quando menos se espera , seu coração e seus olhos estão encantados por outra pessoa. Ótimo a vida é assim mesmo uma tentativa de erros e acertos, ou melhor, de mudanças.



Há outro tipo de infidelidade que é tão dolorosa quanto a citada acima, é a traição entre amigos. É importante você ter amigos, alguém em quem você possa confiar compartilhar suas dificuldades, contar seus projetos, enfim amizade mobiliza bem estar e autoconfiança, dando a sensação de ter alguém junto a você.
Mas um dia você descobre que aquela pessoa que você tanto confiava só existia em sua mente, que ela não é exatamente o que você acreditava ser. Frente a esse fato você fica tão decepcionada e não compreende por que ela fez isto. Pense na inveja, na competição e rivalidade, sentimentos esses tão humanos, e tão difíceis de serem assumidos e olhados.
Talvez essa sua amiga não era tão amiga, você é que imaginou e desejou que ela fosse. Apesar da tristeza você vai conhecer outra pessoa que possa ser sua amiga. Mas não esqueça utilize isso como experiência e analise toda a relação, perceba o que mobilizou tudo isso e parta para a vida novamente. Nada como um dia após o outro.



Da mesma forma há infidelidade profissional que é o famoso "passar a perna" e de novos surgem todos os sentimentos citados acima. Só não vale você assumir toda culpa e ficar sempre no lugar de vítima. Aumente sua autoestima, amplie sua segurança, isto será muito importante para retomar o cotidiano.


Penso que entre as várias situações de infidelidade a pior é quando você é infiel a você mesmo. Reflita a respeito disso, olhe para sua vida e responda, não a mim mas a você mesma, você é fiel a você? Resposta difícil essa não?
Em relação a isso acredito que sempre temos tempo de mudar nossas vidas de se autoconhecer para saber o que realmente é importante e o que deseja para sua própria vida.


Se for muito difícil todo esse processo através da introspecção, faça de outra forma, pare um pouco sua correria do dia a dia e pense o que você quer continuar levando junto, e o que você não quer, livre-se disso, por exemplo: o que te angústia tanto? É sua rigidez, troque-a pela flexibilidade, ela dará mais mobilidade para caminhar.
São seus eternos erros, aqueles que você esta cansada de repeti-los, jura que jamais irá fazê-los novamente e quando você vê já fez e o pior passa vários dias se culpando e reclamando de você mesma. Tem coisa pior que autodesprezo? É sua impulsividade que tal trocá-la por reflexão, jogue sua inteligência a seu favor.
 

Enfim olhe para você , seja fiel ao que acredita e deseja , saia de sua zona de conforto e mude pra valer, tenha coragem de largar velhos hábitos que já não fazem mais sentido e conheça novas maneiras de se gostar.

Acredito que dessa forma você estará sendo fiel a si mesma. Tem melhor coisa?

Teresa Zogaib 

Nenhum comentário:

Postar um comentário