10/03/2013

O QUE O JOVEM DE HOJE DESEJA ?


Pesquisadores do comportamento até pouco tempo afirmavam que os adolescentes apresentavam características como, por exemplo: comportamentos opositores devido à explosão hormonal somada as ansiedades e angustias que os adolescentes enfrentam nessa época da vida buscando uma nova identidade.
Pesquisas atuais mostram que o cérebro dos adolescentes ainda esta em formação principalmente em regiões responsáveis por comportamentos como alteração de humor, impulsividade e discernimento.

Estes novos dados unem-se aos critérios anteriores numa tentativa de explicar as famosas transformações da adolescência.
Hoje os pesquisadores também ampliaram a fase da adolescência, ela inicia-se em torno dos 11 anos e termina lá pelos 20, 21,22 anos.
 
Observamos um fenômeno diferente entre os jovens atuais eles estão saindo da casa dos pais muito mais tarde, adiando sua independência e autossuficiência, ou seja, assumir a responsabilidade por suas escolhas e amadurecimento. Preferem ficar ao lado dos pais, mas querem viver todo o lado prazerosamente da vida, como ser sustentado, trazer a namorada para dormir ou morar com ele e os pais, parece que optaram por uma atitude mais imatura ao invés de tornarem adultos.

 É notório verificar que muitos pais mantêm e reforçam esses aspectos regredidos, como forma de controlá-los bem de perto interferindo na vida de seus filhos. Já outros pais apresentam dificuldades em perceber que o filho cresceu o que demonstra que os pais estão mais velhos e que é necessário se reestruturação para viverem outras coisas, o que pode ser muito prazerosamente para eles.
Também vemos pais que os psicólogos chamam de Síndrome. Do Ninho Vazio, estes passaram grande parte da vida cuidando dos filhos e esqueceram-se de preencher suas vidas, muitos desencadeiam depressão nesta fase.

 
Outra coisa que me chama atenção é a época da escolha da profissão, volto a falar muitos pais querem que o filho faça a faculdade que eles determinaram, quando converso com esses pais vejo que eles é que gostariam de ter cursado esta profissão e mesmo que seja inconsciente realizam-se através do filho.
A juventude atual tem algo que eles já convivem desde que nasceram que é a facilidade para obter informações e conhecimento, nasceram na época da internet, inseridos nas redes sociais, abrindo uma nova forma de se sociabilizarem através de seus códigos e condutas peculiares.
Seja Feliz.
Teresa Zogaib

Nenhum comentário:

Postar um comentário