15/08/2012

Dá trabalho manter um relacionamento ?

Observo esses anos todos de atendimentos psicoterápicos que muitas das queixas trazidas pelas pessoas foram se modificando, o que era importante há alguns anos atrás deixou de ser, houve uma transformação que nos mostra novos comportamentos. Quer um exemplo? Atualmente vejo que a maior parte das mulheres investe na carreira profissional e somente por volta dos 35 anos é que começam a questionar e sentir falta de ter filhos, casar, ou manter uma relação estável que possibilite a formação vincular familiar. Já os homens cada vez mais estão frequentando os consultórios de psicologia muitos chegam questionando e tentando redefinir o papel masculino, sentem-se perdidos frente a essa nova mulher.


Mas há uma queixa que permanece ao longo do tempo que é o relacionamento afetivo entre os casais.
Geralmente essa queixa esta voltada para sentimentos de abandono, rejeição, falta de atenção, de carinho e indiferença entre os parceiros. Algumas pessoas chegam já percebendo que a relação já havia terminado muito antes da separação concreta ocorrer. Quando questionados sobre isso respondem que acreditavam que esta situação era passageira, acreditavam que isto poderia ser uma fase, uma crise e que passaria.
Ao relatar como se relacionava se dão conta que já não existia mais sorrisos, beijos, bom humor, alegria, vontade de estar juntos, a quantidade e qualidade do sexo já não era mais tão atraente como também o desejo havia diminuído muito.


Acho interessante que os casais que já não suportam essa situação são os mesmos que um dia se uniram porque queriam construir e somar uma vida a dois. Um dos fatores que observo no relato da pessoa é a falta de tolerância que se instalou no transcorrer dos anos e com ela veio também à falta de admiração, e o que um dia foi motivo de união agora é de irritação e desunião.
Também noto a necessidade de cada um destruir e culpar o outro pelo término da relação, utilizando comportamentos e sentimentos onde um tenta ridicularizar o outro, apontam defeitos os quais já estavam junto à pessoa desde o início da relação, mas um acreditou que conseguiria transformar o outro no que havia sonhado para si.
Esta separação começou a ser instalada quando cada um projetou no outro o que gostaria que ele ou ela fosse geralmente à escolha do que se deseja é que o outro venha para sua vida de forma perfeita.


Como se o natural fosse ser perfeito, o outro é colocado acima do bem e do mal, como se isso fosse possível. AH, o amor pode realmente cegar, é preciso que cada parceiro olhe atentamente para si mesmo antes de querer que o outro de a você o que você resolveu sem ao menos nem perguntar ao parceiro se ele quer dar isso, ou pior ainda se ele tem e pode dar isso para que você se engane e pense ser feliz.
Acredito que a grande falha no relacionamento é perder a autonomia e a identidade em nome da felicidade, não consigo entender onde está escrito isso e porque principalmente as mulheres fazem desta forma, largam amigos antigos, deixam de sair com a turma para se divertir e depois de forma impiedosa cobram de seus parceiros façam o mesmo que elas.


Penso que uma das formas de tentar que uma relação de certo é manter a identidade e a autonomia, sem esquecer-se de realizar projetos a dois, é desse encontro que surge a segurança por sentir se amado, o cuidado pelo outro, é saber conversar, compreender e respeitar a diferença existente entre os dois.
Enfim é gostar de si mesmo e gostar do outro como realmente ele é e não como você desejaria que ele ou ela fosse.

 Seja Feliz
Teresa Zogaib

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Teresa,adorei!

    Fazia tempo que eu não passava por aqui e li alguns dos seus textos, muito bons pois são realistas!

    Só tenho um comentário a respeito de "manter um relacionamento": penso que realmente dá trabalho, precisa ter investimento, atenção, preocupação, mimos, respeito, se importar com o outro, enfim, um cuidar que muitos não se dão ao trabalho...

    Fui casada 14 anos e há 5 estou separada, estou "namorando" agora, há quase 2 anos, e fazendo tudo diferente... Vamos ver!

    Beijos!

    Denise

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto Teresa. Realmente os relacionamentos são tão complicados de serem entendidos. Mas muito bom de serem vividos. Temos que encontrar a sintonia perfeita entre os dois para que haja harmonia e longevidade. Beijos!

    ResponderExcluir