12/06/2016

Transtorno de Ansiedade Generalizada

                     

Há muitos anos trabalho como Psicóloga Clínica em meu consultório, gosto muito do que faço e sempre estou ajudando os meus pacientes a  refletir e serem mais flexíveis em suas vidas.
De alguns meses para cá observei como aumentou a quantidade de pessoas com Transtorno de Ansiedade Generalizada junto ao alto grau de stress.
Destaco que ter um pouco de ansiedade é esperado e normal frente às situações que a pessoa enfrenta em seu cotidiano, principalmente pelo grau de exigência e a velocidade do mundo profissional. O fato de você ficar ansioso, mas controlar a situação é saudável, a prova disto é que passado a situação seu organismo restabelece seu funcionamento normal.


Já se você passa repetidamente por situações de alta ansiedade que prejudica seu desempenho profissional/ social aumentando suas preocupações e sua tensão está na hora de buscar ajuda profissional (psicólogo e/ou psiquiatra), pois poderá desenvolver alguma doença física ou emocional.
Vamos entender melhor este processo, todos nós temos ansiedade, ela surge frente a situações interpretada pelo nosso cérebro como ameaçadora por  exemplo: situações de avaliação, de perigo, de mudanças etc.

Já em pessoas que a crise de ansiedade é vivida repetidamente e muitas vezes inclusive sem causa aparente chegando a atrapalhar sua vida e com prevalência dos sintomas: alteração do sono, do humor, alimentar, irritabilidade, tremor, pensamentos negativos, taquicardia, dificuldades para respirar, medo intenso principalmente de morrer, sensação de desmaio/vertigem, alteração digestiva/intestinal, sudorese, visão turva e tontura. Lembrando que para ser um transtorno de ansiedade não é necessário ter todos os sintomas, mas uma grande parte deles.

Você precisa se cuidar porque provavelmente está desenvolvendo uma situação critica em relação à ansiedade. Se observarmos nossa conduta atualmente veremos que muitas vezes ultrapassamos nossos limites e o pior é que não paramos para analisar se isto está fazendo mal a nosso organismo físico e psíquico.

  Está na hora de você mudar seu comportamento para melhorar sua condição. O que se  pode fazer:
  •    Troque seu mau humor/irritabilidade por bom humor e tranquilidade e pensamentos positivos (procure fazer relaxamento, yôga, coisas que você goste como ouvir música, ler livros, ver filmes, jogar bola )
  •       Determine em seu dia um horário para recarregar suas energias (a meditação é excelente para diminuir o stress, ampliar nossa atenção e foco)
  •      Faça terapia, você aprenderá como lidar com suas dificuldades, a se conhecer melhor e fazer boas escolhas para sua vida.
  •     Fazer exercícios físico ( eles produzem endorfinas o que te deixará mais calmo e animado).
  •      Tenha Fé ela é uma ótima companheira, ensina a você perdoar-se e perdoar o outro.


Lembre-se a vida é para ser bem vivida, os transtornos emocionais e físicos muitas vezes são característicos da modernidade, portanto cuide-se para ter uma vida mais harmônica.

                                                                                             Seja Feliz

                                                                                       Teresa Zogaib

Nenhum comentário:

Postar um comentário