04/01/2013

Por uma vida mais leve e feliz

 

Em todos esses anos atendendo no consultório, observo e percebo o quanto as pessoas independência do sexo têm dificuldades para sentirem-se felizes realmente.
Cada pessoa tem sua própria individualidade e seu jeito singular de interagir em seu ambiente sócio afetivo, mas alguns comportamentos somados a algumas queixas permeiam uma grande parcela das pessoas atendidas todos esses anos.

Como por exemplo: a rigidez frente à vida, como a pessoa tivesse que agir somente da maneira que ela acredita que deve ser feito, se algo não sai como ela determinou a pessoa rígida não tem recursos internos para fazer novos caminhos e atingir seus objetivos. Geralmente percebo que a pessoa rígida tem outra característica que é a autocrítica exagerada e o comportamento perfeccionista.

 
Fica muito difícil enfrentar esse trio, normalmente o funcionamento mental dessas pessoas utiliza a racionalização como defesa para justificar seu jeito de agir.
Tem jeito para mudar? Tem sim, mas requer muita força de vontade e autoconsciência no sentido da pessoa perceber que esta agindo dessa forma e para mudar deve se arriscar sair da sua zona de conforto e caminhar para uma zona até então desconhecida, apesar do medo ela conseguirá achar outra maneira mais flexível de enfrentar a vida.
 

Outra queixa que observo que atrapalha afetividade das pessoas é a insatisfação. Penso que o insatisfeito é um eterno voraz, e acredito que também carrega junto a si o sentimento da inveja, desejando sempre o que o outro tem, comparando sua vida a todo instante com a vida do outro e acreditando que o que o outro tem é sempre melhor do que o seu.
Acredito que pessoas assim apresentam sentimentos autodepreciativos, baixa estima e insegurança em relação a si mesmo.

Ao invés de valorizar e se apropriar no sentido de perceber suas conquistas elas deixam de ter valor porque ele sempre irá se comparar com o outro, e sua vida torna-se uma sucessão de comportamentos repetitivos sem saída. Péssimo viver assim, buscando algo que nunca consegue, porque esta busca é interna, esta dentro da própria pessoa, é necessário ele se conscientizar de seu funcionamento e aprender a valorizar cada conquista sua, fazendo com que cada uma de um sentido a sua vida para continuar caminhando de forma mais leve e feliz.

 
Outra queixa frequente é sobre os relacionamentos que não estão ou não deram certo. Sempre pergunto a pessoa por que ela acredita que não deu certo? Dificilmente a pessoa assume sua responsabilidade, geralmente se coloca no lugar de vítima e a culpa esta noutro que a decepcionou e que a faz sofrer tanto.

Vamos pensar, uma relação pressupõe no mínimo duas pessoas como, por exemplo: namorados, amigos, casado, etc. Um relacionamento é uma via de mão dupla, de investimentos de ambas as partes. Você já se perguntou, se exige mais do outro do que você dá a ele? Então é bom verificar se isto esta acontecendo com você, aproveita e também pense se por acaso você não quer transformar o outro em alguém que você imagina que se ele for você será mais feliz?Observe se vocês rivalizam, medem forças, se um é muito controlador e por ai vai...

 

Penso que se relacionar é poder ter espaço para o casal somar, mas lembrem em dar  espaço e não comandar a vida. Por fim se o outro te faz sofrer rompe essa relação será melhor para ambos e abra espaço para conhecer novas pessoas.
Antes que me esqueça, uma boa dica para vivermos leve e feliz é aprender a dizer não para que nos faz  mal.

Seja feliz.

Teresa Zogaib