23/01/2012

Essa amizade é verdadeira ?

   
Sempre pensei muito sobre amizade, me intriga como estas relações vão se formando, algumas permanecem por um período, outras se desfazem por afastamento, falta de cuidado entre as duas pessoas, brigas, ciúmes, competição, rivalidade, inveja enfim coisas do ser humano. Já outras permanecem para sempre embasadas no vínculo afetivo, confiança e respeito, independente de fatores como tempo e proximidade elas resistem e caminham juntas. Essas últimas com certeza são mais sinceras no sentido de cada pessoa permanecer com sua identidade, mas tendo a segurança de poder se colocar no lugar do outro compreendendo suas emoções e necessidades, o que é diferente de invadir ou se apropriar da vida da outra pessoa através do controle.
  
O que percebo é que cada um de nós pode e deve ter vários amigos, há amigos para você sair dar risadas e ajudá-lo a levar a vida mais leve com menos stress, outros para auxiliá-lo a resolver questões praticas de sua vida, e há amigos que estão sempre ao seu lado que são tão confiáveis que você pode partilhar suas intimidades, medos, desejos e que eles irão torcer para que você consiga superá-los ou atingi-los sem invejar sua vida.

Muitas pessoas não acreditam na possibilidade de fazer amizades verdadeiras, atribuem isso aos tempos de hoje afirmando que predomina a individualidade e o egoísmo, pensam ser complicado se relacionar principalmente devido a falta de confiança.
Acredito que isto gera o sentimento do medo de se frustrar, que por sua vez mobiliza insegurança e desconfiança paralisando suas vidas no que diz respeito a relacionamentos, e quando eles acontecem são vividos de maneira superficial.
  

Também não penso desta forma, acredito que para ter um amigo é necessário desenvolver a empatia, o respeito e aceitá-lo como ele é, e não como desejaria que ele fosse. Vejo que muitas pessoas ficam tão ansiosas em ter amigos que mal conhecem alguém que projetam nele tudo que gostaria que ele fosse e a partir disso surge o que chamamos em psicologia de fantasia, ou seja, construo o outro como desejo e vivo tão intensamente este personagem que esqueço olhar quem ele é realmente. Claro que isto um dia termina e eu me decepciono.
  

Penso que amigos verdadeiros, fiéis são aqueles que cuidam da relação, estão presentes quando mais se precisa, dizem verdades que gostaríamos de não ouvir, mas que nos fazem crescer e por fim reconhecemos o quanto foi bom ter escutado.

Algumas vezes amigos brigam, mas isto não é suficiente para separá-los, sabe por quê? Porque existe afeto, confiança e vínculo. É preciso pensar em amizades como uma via de duas mãos, o que vale para um lado também vale para o outro, portanto é bom cuidar para que o outro não vá embora por sentir-se abandonado. Se isso acontecer apesar da decepção não vale se fazer de vitima e ficar com sua autoestima rebaixada , troque tudo isso pelo cuidado ,vá construindo aos poucos o que você deseja mas não confunda amizade com controle, assim você sufoca o outro.
 
Enfim para você ter amigos sinceros é necessário que você também desenvolva as características acima, somado com a disponibilidade para receber esta nova pessoa como realmente ela é. Diferenças? Claro que vocês são diferentes e isto é ótimo, pois cada um tem a chance de aprender com o outro e crescer. Sabe o que é realmente importante para vocês? O afeto ligando um ao outro, isto já é um grande começo para uma amizade duradoura.
Teresa Zogaib


18/01/2012

Qual é a sua solidão ?

   
Vamos falar sobre a solidão? Eu acredito que existem várias formas de viver e sentir esse sentimento ou se você preferir este estado da alma.

Há a solidão de sentir-se, sem ninguém para compartilhar sua vida, um amigo, familiar ou um companheiro que você possa contar em seus momentos insuportáveis de dor. Realmente é muito difícil viver este estado do estar só, a pessoa acredita que se tivesse alguém poderia completá-la e que sua vida seria mais fácil de ser vivida. Penso que se atribui ao outro a capacidade de ser feliz o que esta mais relacionada com carência.


Dependendo de como você interpreta a solidão você pode tentar mudar alguns comportamentos e atitudes e ir à busca de novas/antigas amigas para viver experiências que diminuam este sentimento. Mas lembre e reflita você tem que fazer uma análise de si mesmo para relacionar-se com o outro e isto inclui em dar espaço para que ele entre em sua vida e recebê-lo não do jeito que você quer que ele seja, mas da forma que é possível se relacionar, talvez vocês até aprenderão um com o outro.
 

Há outro tipo de solidão que é quando a própria vida te impulsiona a um mergulho solitário dentro de você mesmo, e só você poderá fazê-lo. Esta solidão é extremamente dolorosa, você irá se deparar com aspectos seus como, por exemplo, sentimentos que você não quis entrar em contato e que os escondeu dentro de si mesma. O problema não são esses sentimentos e sim o que você agora que já os conhece irá fazer com eles.

Pense se não vale a pena transformá-los em algo melhor como trocar a inveja , o ressentimento que tanto atrapalha a vida pela atitude de construir algo bom para você .

Muitas vezes é nesse estar só que a pessoa percebe que é capaz de transformar esta solidão em capacidade produtiva e criativa, haja vista os poetas, músicos, pintores que tão bem fazem isto. Penso que estes momentos existem para buscarmos nosso equilíbrio.

  
Também há o momento que você deve e quer ficar sozinho para poder curtir o que gosta. Ficar com você mesma pode ser muito agradável, se prepare para isto, separe o que há tanto tempo você gostaria de: ler, ouvir música ver filmes, enfim de coisas que possam trazer um enorme bem estar. Só não vale fazer tudo isso e ficar pensando que esta sozinha e triste e que muitas pessoas neste momento estão acompanhadas em algum lugar cheio de gente e por isso são mais felizes do que você. Será mesmo?

Quem disse que estar acompanhado é sinônimo de estar junto, canso de ouvir em meu consultório que depois de ter saído com os amigos voltou para casa com uma sensação de solidão muito grande..Muitas vezes o que é sentido como solidão se confunde com fantasias e inveja.
 

Portanto seja qual for a solidão sentida por você reflita como chegou a este ponto, com certeza você foi se distanciando das pessoas de sua convivência e não se aproximou de novas possibilidades de relacionamentos.

Caso você seja do tipo que não consegue ficar sozinho procure se sociabilizar , faça atividades coletivas, procure estar aberto para algo novo.Convide , não espere ser convidado, chame pessoas para sair, elas vão gostar de serem lembrados , enfim há muitas coisas interessantes a ser descobertas por você.



SOLIDÃO
(Chico Buarque de Holanda) 

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo.... isto é carência.

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar....,isto é saudade.

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos.... , isto é equilíbrio.

Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida... isto é princípio da natureza.
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado.... isto é circunstância.
Solidão é muito mais do que isto.
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma.
 
Teresa Zogaib




14/01/2012

SELO DE RECONHECIMENTO

  Quero partilhar com vocês que hoje recebi de Regina Marcia do blog jeitinhomineiro.blogspot.com o Selo  Blog De  Ouro,  fiquei imensamente feliz e agradeço o carinho e a generosidade da Regina por ter me dado este selo que considero um grande incensentivo para continuar escrevendo e partilhando
 meus textos com vocês.

  A idéia  do blog surgiu há 03 meses e para minha grata surpresa  além de partilhar textos, idéias e opiniões conheci varias pessoas que estão acrescentando de forma positiva minha vida.

  Apesar de gostar de muitos e muitos blogs que visito frequentemente só posso contemplar 05 blogs, portanto segue a lista dos Blogs que são merecedores do meu Reconhecimento.


              Blog www.  faloutchau.com.br
              Blog www.  blogdacacaurivas.com.br
              Blog www.  papodemulherzinha.blogspot.com
              Blog www.  ateliervioletanascimento.blogspot.com
              Blog www.  divinegrace.com.br

Quem recebe esse selo tem o compromisso de homenagear outros cinco Blogs escolhidos de acordo com sua concepção.
                      
                                                                          Teresa Zogaib






07/01/2012

Voce é Ansioso ?


Vamos lá, ansiosos somos todos nós, sempre que vamos viver algo diferente em nossas vidas ficamos ansiosos, isto faz parte de nosso sistema adaptativo ao meio ambiente. A ansiedade em si não é ruim desde que ela seja pontual, quer dizer ela aparece frente a novas situações impulsionando para que a pessoa enfrente e se adapte de maneira saudável.

Ela passa a ser prejudicial quando é sentida de forma exagerada junto com o medo irracional, situação esta que paralisa a pessoa fazendo com que ela interprete tudo que esta ocorrendo como uma ameaça, um perigo.Este processo mobilizará a liberação de neurotransmissores como cortisol e adrenalina na corrente sanguínea surgindo sintomas físicos e psíquicos como: Taquicardia, sudorese, tontura, dor de estômago, diarréia, irritabilidade, boca seca, enjôo, baixa imunidade, bolo na garganta, pressão alta, medo , angústia (sintomas depressivos) entre outros.

  
Uma coisa é você passar por situações ansiógenas e superá-las voltando ao seu estado normal, outra é você viver de forma muito tensa e constantemente preocupada como, por exemplo, em estar doente buscando a cada momento um especialista. Devido a isto é importante buscar ajuda profissional, até por que a ansiedade exagerada da margem para que surjam outros quadros, o que pode dificultar o tratamento.

Pesquisas atuais apontam para cada homem ansioso há três mulheres com este quadro, justificam este dado através de uma combinação hormonal, ambiental e comportamental. Apontam que no caso do homem sua ansiedade esta mais voltada em questões com ter dinheiro para prover a casa, em manter o emprego etc. Já em relação às mulheres a ansiedade esta voltada para situações como ser boa mãe, esposa, amiga e boa profissional (este fator apareceu a poucas décadas devido à ampliação do papel feminino)etc.



Um dado aparece em comum aos dois sexos principalmente voltados para o setor profissional devido a variedade e a rapidez do surgimento de novas ferramentas é necessário que a pessoa tenha maior flexibilidade para se adaptar e transformar isso em comportamento para atender a demanda do mercado.Situação esta apontada como um dos gatilhos do estresse, que por sua vez eleva o grau de ansiedade nas pessoas.

O perfil levantado do ansioso aponta como uma pessoa com alto grau de exigência, de autocrítica, muito controlador e rígido. Apresenta como comportamento grande preocupação com algo que ainda não aconteceu, mas que já o faz sofrer por antecipação com a possibilidade de não dar certo. Por exemplo, a pessoa vai viajar no próximo mês, mas já sofre no presente com medo da viagem não dar certo, de ficar doente e não conseguir ir, de adoecer no local em que esta passeando, enfim o sofrimento torna-se maior do que o prazer em se imaginar passeando.
 

Quando a ansiedade sai do controle e, é vivida a pelo menos seis meses trazendo grande desconforto e prejuízo social/ profissional, provavelmente ela se transformou em Transtorno de Ansiedade Generalizada, tendo entre os vários sintomas estes descritos abaixo como os principais para a realização do diagnóstico:

·         Grande irritabilidade

·         Dificuldade para relaxar, sentindo-se nervoso e tenso o tempo todo.

·         Baixa capacidade de atenção concentrada e esquecimento frequente.

·         Dificuldade para dormir (sono insatisfatório), ou insônia.

·         Cansa-se facilmente, grande desânimo.

·         Tensão e dor muscular.

·         Nervosismo exagerado.


Tem tratamento? Tem sim, busque profissionais especializados no caso o psiquiatra para realizar a medicação necessária e a psicoterapia para você identificar quais os gatilhos que desencadeiam a ansiedade e modificar seu comportamento, tendo como objetivo ter uma vida mais saudável.


Dicas para lidar com a ansiedade  

·         Priorize o que é mais importante para resolver, resolva uma coisa de cada vez.

·         Faça atividade física.


·         Técnicas de relaxamento, como respiração, yoga e  tai chi chuan,  auxiliam muito.

·         Pense positivamente, lembre-se você é o que pensa, pesquisas científicas atuais confirmam este dado.

·         Treine a capacidade de diferenciar riscos possíveis de riscos que realmente em algum momento vão acontecer.



Lembre tudo na vida é uma questão de prática e adaptação, portanto mãos a obra, vamos tentar?

Seja Feliz

Teresa Zogaib






02/01/2012

Do Que Você Gosta ?

  
Responda-me rápido, o que você gosta de fazer para você mesmo? Não estou perguntando sobre o que você gosta de fazer junto com os filhos, marido, família ou amigos, quero saber o que você faz por você que seja prazeroso, que te traga alegria e te deixe mais feliz.



Lembrou? Pois é, tenho feito essa pergunta a muitas pessoas e pouquíssimas lembram, a grande maioria pensa e percebe que se esqueceu do que o deixa feliz. Observo a expressão de seus rostos demonstrando surpresa com a dificuldade para responder.

Será que aqui não é o começo de seu incômodo em relação à vida que você leva hoje? Não que você não irá se deparar com os incômodos durante a vida, eles fazem parte e cabe a cada um de nós ter força interna para lapidar, contornar e superá-los, isso é viver de verdade, engana-se quem acredita que pode ter uma vida sem erros, enganos , frustrações etc. Mas , podemos sim melhorar nossa qualidade de vida , faz bem para a mente , para nosso corpo e as pessoas ao redor agradecem.



O incômodo que estou dizendo é aquele aperto no peito, aquela angústia sentida muitas vezes ao acordar e que insiste em te acompanhar durante o dia todo, apesar de tudo estar transcorrendo bem você sente falta de algo e não sabe o que.


Vejamos em relação à pergunta feita anteriormente muitos responderam que não tem mais tempo para pensar e realizar essas bobagens que isto é da época de sua juventude. Outros, que a vida esta muito corrida, que atualmente o tempo esta mais rápida e que eles tem tantos afazeres como: casa, filhos, trabalhos, cursos para manterem-se no emprego já que a concorrência está muito grande, ginástica para ser saudável e outras coisas. Reclamaram que o número de horas do dia não é suficiente para realizar tudo que precisam fazer o que dirá ainda fazer mais coisas mesmo que goste.


Alguns responderam justificando que saem com a família para fazer programas que as crianças adoram que gostariam até de conviver mais juntos, só que não dá tempo porque tem outras coisas como o trabalho ocupando grande parte de sua vida para poder manter a casa.
 

Concordo que é bom sair em família, lógico desde que todos queiram e não por obrigação caso contrário não é passeio é tortura. Vale a mesma regra em determinadas reuniões ou jantares entre amigos.

Há pessoa que apresenta tanta dificuldade para ser feliz que se contenta em desistir de seus projetos em nome do outro somente para agradá-lo, para estes penso que precisam urgentemente  rever sua autoestima.

Em geral acredito que abrir mão do que você realmente gosta é um preço muito alto a ser pago e que certamente mais dia menos dia isso irá influenciar negativamente em seus relacionamentos.


Vou me atrever a dar uma idéia: por que você não se apropria de quem você realmente é, do seu jeito de ser, do que gosta. Amplie sua vida faça caber em seu dia a dia um horário para você se ouvir, continue saindo e se relacionando com pessoas importantes para você, faça sim o que ela deseja ,deixe-a feliz, mas não se coloque no final da fila da realização de seus desejos, aprenda a dizer o que você também deseja viver é mais fácil do que você imagina.

  

É importante se cuidar, como consequência você terá mais energia, aumentará sua tolerância, ampliará seu bom humor e com certeza a relação com as outras pessoas ficará melhor. Insisto não caia na armadilha que isto é ser egoísta, pelo contrário se cuidar faz parte para viver de forma saudável, lembro: só damos ao outro aquilo que temos internamente.


Portanto redescubra o que te faz feliz e divida com quem você goste.


Que 2012 traga muitas alegrias a todos nós.

Teresa Zogaib