24/05/2013

INVEJA




Tenho observado que entre os vários assuntos que surgem no consultório a inveja é um dos mais citados. Interessante ver que a maioria das pessoas percebe que a inveja esta presente na outra pessoa, mas raramente percebe que ela também esta presente dentro dela.
Por ser um sentimento negativo que envergonha quem o sente, as pessoas rejeitam, reprimem e por fim agem como se ela não sentisse inveja e afirmam isto orgulhosamente.
 
Todos os seres humanos sentem emoções positivas como também as negativas. A meu ver o problema da inveja é quando a pessoa não reconhece sua existência e, portanto não trabalha este sentimento, deixando que ele torne-se poderoso, paralisante e destruidor tanto para quem sente, como para quem é invejado.
 
A Psicologia já estuda há muito tempo este sentimento, e o comportamento de quem o têm já num estágio mais avançado relacionando com algumas características de personalidade e da maneira de como se relaciona. Como por exemplo: pessoas vorazes que querem tudo para si e desejam se apropriar do que o outro tem, mas o significativo é que, além disso, precisam destruir a outra pessoa. Isto pode ser visto no trabalho, onde um inventa fofoca, do outro com intuito de desmoralizá-lo para pegar seu lugar.
 

Outra característica é o narcisismo somado ao hábito de denegrir a outra pessoa, humilhando-a e colocando-a em situações embaraçosas, o intuito é também rebaixar o que o outro tem ou conquisto. O invejoso acredita que só ele é bom, que é mais inteligente do que a outra pessoa tratando-a com desrespeito. Geralmente apresentam sentimentos de inferioridade, insegurança, excesso de autocrítica para com o outro.

 
Os ciúmes em excesso também esta relacionado com o comportamento invejoso, destrói a outra pessoa porque não dá conta da insegurança que sente em relação a ele. Somando se ao ciúme, sentimentos persecutórios, hostis, medo, e competitivos ( rivalidade), o que contribui para  aumenta a inveja.

 
O invejoso não aguenta ver que os outros estão felizes com suas vidas, acreditam essas pessoas tiraram o que deveria ser dele, por exemplo, quantos casais se separam por fofocas inventadas justamente para que isso acontecesse. Devido à falta de consciência desse sentimento tornam-se pessoas eternamente infelizes, insatisfeitas e negativas, vibram com a infelicidade dos outros.

 Outra característica marcante é a projeção que o invejoso desenvolve, como por exemplo, comportamento persecutório, só que ele acredita que realmente a outra pessoa o persegue por querer seu mal, criando sentimentos de forte angustia e de controle para se autoproteger. Na verdade ele projeta tudo o que sente, nos outros como forma de defesa para poder lidar com sua inveja. Tudo isso acontece de forma inconsciente o que dificulta a mudança de conduta.

 
Há formas de lidar com a "inveja nossa de cada dia”, pois na condição de humano já invejamos e já fomos invejados, que é transformá-la em admiração pelo que o outro conquistou. Se ele conseguiu também podemos atingir nossos desejos, mas para isso precisamos de determinação, foco, disponibilidade e persistência. Construa seu caminhar sem desqualificar ou diminuir o que o outro conseguiu.
 
Mas, e quando você é vitima do invejoso e não consegue lidar com isso? Pense, você é muito maior do que o que esta acontecendo, não paralise sua vida por causa dele, pelo contrário organize-se emocionalmente para obter ou manter o que deseja. Ele não é forte é você vê dessa maneira, portanto desconstrua esse pensamento. Se necessário se afaste dele para ter mais tranquilidade.
 Não se iluda, não adianta contar o quanto batalhou ou tudo que passou para ele, o invejoso não dará importância nenhuma.

 
Finalizando faça autoavaliação para reconhecer se você sente inveja e trabalhe este sentimento para conseguir viver melhor.

 
Seja Feliz.
 

Teresa Zogaib

Nenhum comentário:

Postar um comentário